Correio da Manha

Os grandes favoritos para os Óscares 2022

CANDIDATO Drama de Kenneth Branagh passado nos anos 60 do séc. XX na Irlanda do Norte pode conquistar a Academia IMAGEM Duas películas a preto e branco são candidatas a Melhor Filme

- VANESSA FIDALGO

Ainda faltam seis meses para a 94ª cerimónia de e n t r e g a d o s Ós c a r e s , mas a prestigiad­a revista ‘Variety’ já escolheu os seus favoritos. Em primeiro lugar na ‘corrida’ dos possíveis candidatos a Melhor Filme surge o comovente d r a ma ‘ B e l - fast’, de Kenneth Branagh.

Com música assinada por Van Morrison, ‘Belfast’ retrata um dos mais tumultuoso­s períodos políticos da Irlanda do Norte pelo olhar de uma criança oriunda de uma classe trabalhado­ra. É filmado a preto e branco e já é considerad­o o mais intenso e intimista trabalho de Branagh, que nasceu mesmo na capital da Irlanda do Norte na época retratada. Curiosamen­te, este ano, outro dos grandes favoritos para a mesma categoria é também uma película a preto e branco, de toada igualmente melancólic­a e tocante. Trata-se de ‘C’mon C’mon’, assinado por Mike Mills, que colocou Joaquin Phoenix no principal papel a vestir a pele de um artista que se vê precoc e mente o b r i g a d o a t o mar conta de um sobrinho de 11 anos, com quem vai construir laços afetivos durante uma viagem. Mas a luta por um lugar entre os nomeados promete ser renhida. ‘The Power of the Dog’ , um drama escrito e realizado por Jane Campion, surge em segundo lugar do ‘ranking’, logo seguido pelo épico ‘Duna’, de Denis Villeneuve, produção de ficção científica da Warner Bros. que resulta da adaptação da obra homónima de Frank Herbert, sobre um futuro distante no planeta Arrakis, o único que produz uma droga capaz de prolongar a vida humana.

A ‘Variety’ elege ainda ‘Parallel Mothers’, de Pedro Almodóvar; ‘Being The Ricardos’, de Aaron Sorkin, com Nicole Kidman, e ‘The Tragedy of Macbeth’, um clássico revisto por Joel Coen com Frances McDormand no principal papel. Os nomeados para a competição de 2022 serão anunciados a 8 de fevereiro.

HISTÓRIAS COMOVENTES REÚNEM ESTE ANO AS PREFERÊNCI­AS

 ?? ??
 ?? ?? 2‘ C’mon C’mon’ é assinado por Mike Mills e está bem cotado pel a crí t i ca
3‘ The Power of Dog’ é um drama da neozelande­sa Jane Campion
2‘ C’mon C’mon’ é assinado por Mike Mills e está bem cotado pel a crí t i ca 3‘ The Power of Dog’ é um drama da neozelande­sa Jane Campion

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal