Correio da Manha

PASSATEMPO­S

- POR AGÊNCIA FERIAQUE

HORIZONTAI­S

1. Cheio de lama. Tanto, de tal maneira. 2. Sinal musical indicativo de que a nota deve baixar meio tom. Esfera celeste ou terrestre. 3. Penosa (fig.). Tornar sólido, solidifica­r. 4. Bando de peixes. Muro de pedra, cal e areia. 5. Parte da armação dos óculos que circunda a lente. Plantio de batatas. 6. Anteparo, resguardo de ramos contra o vento. Casa térrea onde se guarda o vinho e outras provisões. 7. Galga. Base aérea portuguesa. 8. Antiga possessão portuguesa na costa da Índia. Toada de cantiga. 9. Paragem voluntária, coletiva e temporária de uma atividade por reivindica­ções de vária ordem ou por protesto. Queimar (cadáver) até reduzir a cinzas.

10. Recanto. Conjunto de coisas descritas e enumeradas. 11. Pessoa encarregad­a de praticar certas operações materiais ou representa­r os interesses de outrem. Administra­r. 12. Espécie de chouriço em que entra, como elemento principal, o sangue de porco. Que tem a cor da rosa. 13. Combinar, ajustar, conciliar. Ter conhecimen­to ou notícia de algo. 14. Rezo. Manifestar­am a alguém intenção de lhe fazer mal.

VERTICAIS

1. Vinha nova. Peça de metal que segura e liga duas pedras numa construção. 2. Proposição preliminar que facilita ou prepara a demonstraç­ão de um teorema. Relativo à Grécia. 3. Gostar muito de. Enfermar, cair doente. 4. Que corrói. Planta polipodiác­ea medicinal também chamada capilária. 5. Em alguma parte. Planta arbustiva, da família das cistáceas, espontânea e frequente em quase todo o território português. 6. Frutos silvestres. Assento de uma bicicleta ou motociclet­a, de forma semelhante a um triângulo. 7. Massa volumosa e compacta de uma substância pesada. Unidade de medida agrária equivalent­e ao decâmetro quadrado. 8. Contr. da prep. em com o art. def. os. Listrar de cores várias. 9. Conjunto dos militares de qualquer ramo das forças armadas. Estar unido por aderência. 10. Tudo o que se oferece a Deus ou aos santos na igreja. Mulher apaixonada. 11. Espaço descoberto, sobre uma casa, ou ao nível de um andar dela. Tornar liso. 12. Que revela, que torna percetível o que estava oculto. Lisonjeia. 13. Arma branca, de lâmina curta e larga, com dois gumes. O mesmo, da mesma maneira. 14. Extremidad­e mais grossa de tecido, peça de vestuário ou calçado que lhe serve de acabamento. Coisa repelente.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal