Correio da Manha

Autarca acusado toma posse

PECULATO Arguido por reter descontos de funcionári­os de Junta

- MANUEL JORGE BENTO

Silvino Paiva (PS) ganhou as autárquica­s na união de freguesias de Foz do Sousa e Covelo, Gondomar, e tomou posse no sábado. Mas o autarca está acusado de peculato por, como presidente da extinta Junta de Covelo, ter retido os descontos de seis funcionári­os para a Caixa Geral de Aposentaçõ­es, entre 2006 e 2013, num total de 152 mil € - quantia entretanto saldada pela união de freguesias. Um relatório recente do Tribunal de Contas (TdC) indica que os arguidos - elementos do executivo de então e uma funcionári­a - poderão ter de restituir o valor, além dos quase 39 mil € de juros de mora, uma vez que “acarreta um dano efetivo para a freguesia”.

O caso foi descoberto aquando da união das freguesias, em 2013, e investigad­o pela PJ do Porto. A acusação do Ministério Público foi conhecida no ano passado e está em instrução.

O TdC recusa homologar as contas de Covelo entre 2010 e 2013.

“Estou consciente de que assinei os documentos como presidente da junta, mas confiei no tesoureiro e ele é que tem de explicar o que se passou”, disse ao CM Silvino Paiva. Indica ainda que o facto de ser arguido não o enfraquece enquanto autarca.

 ?? ?? Silvino Paiva tomou posse como presidente da união de freguesias no sábado
Silvino Paiva tomou posse como presidente da união de freguesias no sábado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal