Correio da Manha

Passam noites ao relento para terem uma consulta

- D.C.

A situação já dura há muito tempo, mas agravou-se durante a pandemia. Muitos utentes são obrigados a passar noites ao relento à porta dos centros de saúde, para conseguire­m uma consulta médica. É o que acontece, por exemplo, no Carregado, Alenquer, à entrada de Lisboa, como constatou o CM.

Cármen Júlia, de 29 anos, tem graves problemas de coluna e tem de dormir várias vezes, sentada e ao frio, à porta do centro de saúde do Carregado, para conseguir uma consulta que permita prolongar a baixa médica. As noites ao relento agravam o seu estado de saúde. “Depois de passar a noite toda na rua, só consigo andar se tomar muitos medicament­os, porque as dores são terríveis”, desabafa a doente, que acabou por conseguir uma consulta para as 14h30. Mas nem sempre permanecer toda a noite à porta é uma garantia. Muitos acabam por ir para casa de mãos a abanar. “Todos os dias assistimos a doentes zangados, com um nível de violência verbal elevada. Não entendem porque é que nós não os conseguimo­s atender e várias vezes somos obrigados a chamar a polícia para controlar a situação”, conta a médica Maria João Tiago, assistente graduada de Medicina Geral e Familiar. Para quem não tem médico de família, o Centro de Saúde do Carregado tem apenas disponívei­s quatro consultas por dia, daí a dificuldad­e nas marcações.

“Isto já não parece um centro de saúde. É uma coisa que nós já não conseguimo­s classifica­r. Exigimos uma resposta do Governo e o direito à saúde”, afirma ao CM João Silva, um dos representa­ntes da Comissão de Moradores. Os utentes prometem continuar a lutar até terem respostas do Governo.

UTENTES REVOLTADOS COM A SITUAÇÃO EXIGEM RESPOSTA DO GOVERNO

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? 1Utentes passam a madrugada à porta do Centro de Saúde do Carregado para conseguir consulta 2Cármen Júlia sofre da coluna e passar a noite ao relento agrava a situação 3A Comissão de Moradores do Carregado exige que o Governo atue para resolver o problema
1Utentes passam a madrugada à porta do Centro de Saúde do Carregado para conseguir consulta 2Cármen Júlia sofre da coluna e passar a noite ao relento agrava a situação 3A Comissão de Moradores do Carregado exige que o Governo atue para resolver o problema

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal