Correio da Manha

Extradição de Saab agrava crise política

CAPTURA EUA querem julgar empresário colombiano detido em Cabo Verde VENEZUELA Governo suspende negociaçõe­s com oposição

- MANUELA GUERREIRO* *COM LUSA

Aextradiçã­o para os Estados Unidos do empresário colombiano Alex Saab, considerad­o um testa-de-ferro do presidente da Venezuela, agravou a crise política em Caracas. Em protesto contra a extradição - o regime de Nicolás Maduro prefere chamar-lhe sequestro -, o governo venezuelan­o suspendeu as negociaçõe­s com a oposição que decorrem no México com a mediação da Noruega, e que deveriam ter recomeçado ontem.

ACUSADO DE BRANQUEAR VERBAS DA CORRUPÇÃO DO PRESIDENTE VENEZUELAN­O

Alex Saab, de 49 anos, foi detido a 12 de junho de 2020, durante uma escala no Aeroporto Internacio­nal Amílcar Cabral, na ilha do Sal, Cabo Verde, com base num mandado de captura internacio­nal emitido pelos EUA. Washington pediu a extradição, acusando-o de branquear 295 milhões de euros para pagar atos de corrupção de Maduro, através do sistema financeiro norte-americano.

A extradição do empresário colocou Cabo Verde no centro de uma disputa entre Caracas e Washington. O Ministério da Justiça de Cabo Verde diz ter recebido garantias dos Estados Unidos de que o colombiano terá “um processo justo e equitativo” e que “não será condenado a penas que não existam no ordenament­o jurídico cabo-verdiano, designadam­ente pena de morte, pena de prisão perpétua, tortura, tratamento desumano, degradante ou cruel”. Saab será hoje presente a um juiz em Miami.

 ?? ?? Alex Saab foi detido em junho de 2020 em Cabo Verde e agora extraditad­o
Alex Saab foi detido em junho de 2020 em Cabo Verde e agora extraditad­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal