Correio da Manha

VINHO VERDE EXPORTAÇÕE­S AUMENTAM DEZ POR CENTO

Comissão dos Vinhos Verdes pretende manter a aposta nos mercados internacio­nais Os 70 milhões de litros colhidos este ano valem, diz o INE, 160 milhões de euros

- SECUNDINO CUNHA

As exportaçõe­s de vinho v e r d e c r e s c e r a m, d o ano passado para este ano, mais de dez por cento, cifrando-se em quase 36 milhões de litros, o que significou, para os produtores, um encaixe superior a 82 milhões de euros.

Estes números, que a Comissão de Viticultur­a da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) considera “excecionai­s”, levam a que a Comissão reforce a aposta na promoção internacio­nal.

“Nós conseguimo­s superar, do ponto de vista comercial, as dificuldad­es causadas pela pandemia, tendo aumentado as exportaçõe­s, assim como as próprias vendas no mercado nacional. Agora, está na altura de apostarmos numa maior criação de valor”, disse ao CM o presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro, no final da ProWein do Brasil, a maior feira de vinhos da América Latina, que decorreu em São Paulo.

No certame estiveram presentes dezoito produtores do Entre-Douro-e-Minho, que manifestar­am “grande satisfação” com os resultados alcançados. Refira-se que as exportaçõe­s de vinho verde para o

Brasil atingiram no ano passado os oito milhões de euros.

“O mercado brasileiro já é relevante para nós, mas o mais importante é o seu potencial de cresciment­o e a notável aceitação que os nossos vinhos estão a merecer”, afirmou João Pires, da Quinta de Amares.

Também Celine Oliveira, dos Vinhos do Norte, se manifestou “encantada” com o crescente interesse dos brasileiro­s pelos vinhos verdes. Já a empresária Juliana Karani revelou que “o vinho verde está a fazer sucesso, porque tem grande qualidade”.

A produção de vinho verde deve ultrapassa­r este ano os 70 milhões de litros e o preço médio de venda ronda, diz o INE, os 2,3 euros por litro. O que quer dizer que o rendimento anual para os produtores da região já é superior a 160 milhões de euros.

Quanto às exportaçõe­s, atingem já 52 por cento da produção (46 milhões de garrafas). Em 2020, o valor superou os 75 milhões de euros e este ano deve chegar aos 82 milhões.

PRODUTORES DE VINHO VERDE EXPORTAM MAIS DE 46 MILHÕES DE GARRAFAS

 ?? ?? Vinho Verde já ocupa 16 mil hectares na região do Entre-Douro-e-Minho
1ProWein de São Paulo foi um grande sucesso 2 Vi nho Verde é cada vez mais apreciado no Brasil 3J uliana Karani serve vinho verde no seu restaurant­e
Vinho Verde já ocupa 16 mil hectares na região do Entre-Douro-e-Minho 1ProWein de São Paulo foi um grande sucesso 2 Vi nho Verde é cada vez mais apreciado no Brasil 3J uliana Karani serve vinho verde no seu restaurant­e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal