Correio da Manha

Pesqueiro venezuelan­o e veleiro a norte dos Açores

-

Para a contabilid­ade de quase 12 toneladas de cocaína apreendida­s, diretament­e ou através de contribuiç­ão importante da Polícia Judiciária, contam a interceção de um pesqueiro de pavilhão venezuelan­o e de um veleiro a norte dos Açores.

O primeiro caso, tal como o CM noticiou na semana passada, ocorreu no passado mês de julho. A Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefaci­entes (UNCTE) da Polícia Judiciária liderou a investigaç­ão que permitiu que mili t a r e s franceses intercetas­sem a emb a r c a ç ã o e m p l e no o c e a no Atlântico. No interior da mesma estavam 177 fardos de cocaína, com um peso total de 4248 quilos. No pesqueiro foram presas oito pessoas e outras 12 viriam a ser detidas posteriorm­ente.

A segunda situação foi noticiada na passada sexta-feira pelo Corpo de Polícia Nacional de Espanha. Um veleiro foi intercetad­o numa operação de militares espanhóis, concretiza­da mais uma vez após uma investigaç­ão na qual a Polícia Judiciária participou. Transporta­va 2500 quilos de cocaína, sendo possível efetuar as detenções de duas pessoas.

Estes são dois exemplos de operações que provam uma nova tendência do tráfico internacio­nal. A utilização de veleiros, ou até embarcaçõe­s de pesca, para o transporte de grandes quantidade­s de droga entre a América do Sul, continente produtor, e a Europa, onde o maior mercado existe.

EMBARCAÇÕE­S LEVAM DROGA ENTRE A AMÉRICA DO SUL E A EUROPA

 ?? ?? Embarcação escondia 177 fardos com um total de 4248 quilos de cocaína no interior
Embarcação escondia 177 fardos com um total de 4248 quilos de cocaína no interior

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal