Correio da Manha

Vacinação em simultâneo pode causar febre e dor nos braços

- J.S.

u A aplicação em simultâneo das vacinas contra a gripe e a Covid-19 pode “provocar uma pequena febre, durante um dia, e dorido em ambos os braços”, explicou ao CM o médico de família Rui Nogueira, que indica a toma de paracetamo­l para a febre. “As vacinas podem provocar um incómodo, mas não é uma r e a ç ã o pr e o c upante”, acrescento­u o médico, que considera que ambas as vacinas são das mais testadas em termos de efeitos e que as reações não obrigam a medidas especiais.

Por sua vez, a ministra da Saúde, Marta Temido, garante que não está previsto qualquer aumento de reações às vacinas com a administra­ção simultânea. “Não é essa a expectativ­a, mas, de qualquer forma, qualquer vacina pode causar alguma reação e as pessoas devem estar atentas e contactar [os serviços de saúde] se isso acontecer”, disse. Marta Temido sublinhou ainda que a eficácia e a segurança das vacinas “permanece idêntica, seja em coadminist­ração seja em administra­ção separada”.

Recorde-se que a norma da Direção-Geral da Saúde que permite a toma de ambas as vacinas sublinha que médicos, farmacêuti­cos e enfermeiro­s devem informar o utente sobre possíveis reações adversas. “Pode ser aconselhad­a a toma de paracetamo­l, após a coadminist­ração destas vacinas, dada a possibilid­ade de uma maior reatogenic­idade com a coadminist­ração”, destaca a DGS.

PARACETAMO­L ACONSELHAD­O PARA COMBATER REAÇÕES

 ?? ?? Di r e ç ã o - Ger a l d a Saúde diz que utentes devem ser informados sobre possíveis reações adversas
Di r e ç ã o - Ger a l d a Saúde diz que utentes devem ser informados sobre possíveis reações adversas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal