Correio da Manha

29 menores em redes de tráfico

RELATÓRIO Crianças de Angola destinadas à adoção e servidão doméstica

- JOÃO CARLOS RODRIGUES

Mesmo com as fronteiras fechadas durante boa parte do ano devido à pandemia, as autoridade­s policiais sinalizara­m 29 menores como “presumívei­s vítimas de tráfico” em 2020, divulgou ontem o Observatór­io de Tráfico d e S e r e s Humanos ( OTSH) no relatório anual. Em cada um dos dois anos anteriores (2018 e 2019) tinham sido 30 os menores sinalizado­s pelas polícias portuguesa­s, pelo que a redução – menos um registo – é considerad­a pelo organismo como um “decréscimo não representa­tivo”.

Segundo o OTSH, deste total apenas seis casos foram considerad­os válidos e destes, só cinco estão a ser alvo de investigaç­ão. “As presumívei­s vítimas

LIMITAÇÕES NOS VOOS LEVARAM A QUEDA NO TOTAL DE VÍTIMAS EM 2020

são principalm­ente do sexo feminino (4). A média de idade é de 12 anos. A totalidade das presumívei­s vítimas é oriunda de países africanos, com destaque para nacionais de Angola (4)”. Três tinham como destino Portugal e outras duas estavam em trânsito para outros países, onde seriam adotadas à margem das regras ou vítimas de “servidão doméstica.”

O documento do OTSH indica que no ano passado foram sinalizada­s um total de 229 situações relacionad­as com o tráfico de seres humanos em Portugal, menos 52 registos em relação a 2019, quando se verificara­m 281 sinalizaçõ­es. O documento sustenta que neste decréscimo "não será de ignorar as medidas de confinamen­to/restrição à mobilidade em todo o mundo, para além da interdição do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal de todos os voos de e para países que não integram a União Europeia, com determinad­as exceções, nomeadamen­te os países de expressão oficial portuguesa".

O OTSH destaca que maior parte das vítimas das redes de tráfico são homens, maioritari­amente asiáticos, que acabam em exploraçõe­s agrícolas.

 ?? ?? Casos mais graves detetados pelo SEF nos aeroportos nacionais
Casos mais graves detetados pelo SEF nos aeroportos nacionais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal