Correio da Manha

Sánchez promete proibir a prostituiç­ão

DECISÃO Chefe do governo espanhol e líder socialista fez anúncio no fecho do congresso do PSOE em Valência. A medida fez parte do programa eleitoral de 2019 mas até agora nada foi feito

- F. J. GONÇALVES

Oprimeiro-ministro socialista espanhol prometeu criminaliz­ar e proibir a prostituiç­ão em Espanha. Falando a milhares de apoiantes no fecho do 40º congresso do PSOE, em Valência, no domingo, Pedro Sánchez destacou uma reforma laboral que inverterá políticas do anterior governo do PP e, sobre a prostituiç­ão, frisou: “Vamos aboli-la, pois escraviza as mulheres.”

ONU DIZ QUE ESPANHA É O TERCEIRO MAIOR CENTRO DE PROSTITUIÇ­ÃO MUNDIAL

O proxenetis­mo e a exploração sexual são ilegais em Espanha, mas não a prática da prostituiç­ão enquanto tal, que foi descrimina­lizada em 1995, o que fez disparar o negócio. Um estudo de 2016 da ONU concluiu que a indústria do sexo valia em Espanha 3,7 mil milhões de euros. Outro estudo tinha concluído em 2009 que um em cada três espanhóis já pagou por sexo. A situação é tão grave que em 2011 o país foi mesmo considerad­o pela ONU como terceiro maior centro de prostituiç­ão em todo o Mundo, só superado pela Tailândia e Porto Rico.

Mas o pior de tudo, como referiu à agência Efe o jornalista César Jara, é que “95% da prostituiç­ão em Espanha não é livre, é forçada de uma ou outra forma, seja devido a condições socioeconó­micas, a ameaças ou a outro tipo de pressões”.

O combate à prostituiç­ão fez parte do programa eleitoral do PSOE de Sánchez em 2019, mas até agora nada foi feito. Para aprovar uma lei sobre a matéria os socialista­s precisam primeiro de chegar a um texto de consenso com os parceiros de governo do Podemos, o que promete demorar.

 ?? ?? Sánchez com a ministra do Trabalho, Yolanda Diaz, a quem deverá caber papel crucial numa lei contra a prostituiç­ão
Sánchez com a ministra do Trabalho, Yolanda Diaz, a quem deverá caber papel crucial numa lei contra a prostituiç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal