Correio da Manha

Morreu o general da Tempestade no Deserto

ÓBITO Antigo sec. de Estado dos EUA morreu de Covid-19, aos 84 anos

- MANUELA GUERREIRO

Colin Powell, o primeiro secretário de Estado afro-americano dos EUA, morreu ontem, aos 84 anos, vítima de complicaçõ­es provocadas pela Covid-19. A notícia foi dada pela família no Facebook do general de quatro estrelas numa publicação em que se refere que Powell estava completame­nte vacinado. Inúmeros políticos e líderes militares reagiram.

A liderança de Powell em vários governos republican­os ajudou a moldar a política externa americana nos últimos anos do século XX. Foi conselheir­o de Segurança Nacional de Ronald Reagan e chefe do Estado-Maior das Forças Armadas norte-americanas com George H. W. Bush. Planeou a invasão americana do Panamá, em 1989, mas foi com a Operação Tempestade no Deserto, d u r a n t e a Gue r r a d o Go l f o (1990-91) que a sua popularida­de disparou. Retirou-se da carreira militar em 1993 e lançou-se na política, tendo sido secretário de Estado de George

W. Bush entre 2001 e 2005. Nessa administra­ção foi peça-chave na luta contra o terrorismo, após os ataques de 11 de setembro de 2001, mas a sua reputação ficou manchada com a invasão do Iraque em 2003, ao ficar associado à defesa, na ONU, da mentira de que o regime de Saddam Hussein possuía armas biológicas. “Foi um grande servidor público, começando como soldado no Vietname. Muitos presidente­s confiaram nos conselhos e experiênci­a do general Powell”, disse George W. Bush, concluindo que “Colin era um homem de família e um amigo”.

FOI O PRIMEIRO SECRETÁRIO DE ESTADO AFRO-AMERICANO

 ?? ?? Powell fica para sempre ligado à mentira que j usti f i cou a i nvasão
do Iraque
Powell fica para sempre ligado à mentira que j usti f i cou a i nvasão do Iraque

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal