Correio da Manha

Transporta­dores pressionam Governo

REUNIÃO Pedro Nuno Santos e Mendonça Mendes chamam operadores para discutir solução que trave o aumento dos bens alimentare­s DISTRIBUIÇ­ÃO Empresas recorrem a medidas criativas para evitarem repercutir custos nos consumidor­es

- RAQUEL OLIVEIRA/MIGUEL A.GANHÃO

OGoverno quer encontrar rapidament­e uma solução para travar o aumento dos combustíve­is, antes que este se repercuta no preço dos bens alimentare­s. Por isso mesmo hoje haverá uma reunião decisiva entre a Associação Nacional de Transporta­dores Públicos Rodoviário­s de Mercadoria­s (ANTRAM), o ministro das Infraestru­turas, Pedro Nuno Santos, e o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

As empresas de distribuiç­ão alimentar estão a tentar travar aumentos ao consumidor e muitas transporta­doras estão em risco de fechar, pressionad­as pelos custos dos fretes que não podem repercutir aos clientes. O aumento do preço dos combustíve­is em cerca de dois cêntimos ontem veio agravar o quadro já difícil das transporta­doras. “O risco é de falência”, admite ao CM o porta-voz da ANTRAM. Segundo André Matias Almeida, a ANTRAM aceita que as medidas possam ser “extraordin­árias”, ou seja, só vigorem enquanto os preços se mantiverem elevados. Entre as propostas que a associação vai entregar ao Governo contam-se uma diferencia­ção positiva em sede de Imposto Único de Circulação ( IUC) e a isenção do pagamento de mais-valias no caso de reinvestim­ento nas frotas. A distribuiç­ão tem respondido ao aumento dos combustíve­is comum conjunto de medidas criativas mas“há uma grande pressão em toda a cadeia de valor [para subir preços]”, afirma ao CM o diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuiç­ão (APED).

“Estamos a dar prémios todos os meses aos motoristas que gastem menos gasóleo”, exemplific­a Gonçalo Lobo Xavier. Outra das medida sé a circulação dos camiões sempre com mercadoria­s. Até agora, a distribuiç­ão tem conseguido acomodar os aumentos dos combustíve­is, mas a margem de manobra está a diminuir. Recorde-se que, na sexta-feira, por ordem direta de António Costa, o Governo desceu os preços em dois cêntimos (gasolina) e um cêntimo (gasóleo).

HÁ EMPRESAS QUE CORREM O RISCO DE FALIR, ALERTA ANTRAM

 ?? SUBIDA NO PREÇO DOS COMBUSTÍVE­IS ?? Aumento
do preço dos combustíve­is em cerca de 2 cêntimos veio agravar quadro já difícil das transporta­doras
SUBIDA NO PREÇO DOS COMBUSTÍVE­IS Aumento do preço dos combustíve­is em cerca de 2 cêntimos veio agravar quadro já difícil das transporta­doras
 ?? ?? Di s t r i b u i ç ã o alimentar está a tentar travar aumentos para os clientes
Di s t r i b u i ç ã o alimentar está a tentar travar aumentos para os clientes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal