Correio da Manha

‘Duna’ volta em grande partido em duas partes

ESTREIA Nova versão de obra de ficção científica que dividiu opiniões chega amanhã às salas

- RUI PEDRO VIEIRA

Majestátic­a, solene e inteligent­e. A nova versão do clássico de ficção científica ‘Dune’ chega amanhã às salas de cinema, envolta em enorme expectativ­a, até porque o filme original de 1984, dirigido pelo realizador David Lynch, fracassou nas bilheteira­s e dividiu opiniões.

Com um orçamento chorudo de 140 milhões de euros, esta grande produção parte também da obra literária de Frank Herbert (1965), mas desta vez evita condensar toda a ação num só filme. Este novo ‘Duna’ é apenas a primeira parte, e a segunda, alerta o realizador Denis Villeneuve, está dependente do sucesso das bilheteira­s desta grande aposta dos estúdios Warner. O realizador que antes impression­ou com a sequela do clássico ‘ B l a d e Runner’ tem mão segura na forma de narrar as peripécias de Paul Atreides (Timothée Chalamet), jovem promissor (e visto como um messias) que lidera a reconquist­a do planeta Arrakis, terra desértica que possui uma preciosa especiaria, que dá sentido a tudo.

Com uma imponente carga visual, ‘Duna’ ganha dimensão no ecrã gigante, com ajuda de efeitos especiais à medida. O elenco sonante inclui nomes como Oscar Isaac, Rebecca Ferguson, Zendaya, Jason Momoa e Javier Bardem.

SEGUNDA METADE ESTÁ DEPENDENTE DE BOA RECEITA DE BILHETEIRA

 ?? ?? Grande produção, que custou 140 milhões de euros, estreia nos cinemas 37 anos após o filme original de David Lynch
Grande produção, que custou 140 milhões de euros, estreia nos cinemas 37 anos após o filme original de David Lynch

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal