Correio da Manha

JUIZ JÁ TINHA TRAVADO PROCESSO A TCHIZÉ

- TÂNIA LARANJO

Adecisão de Ivo Rosa de desbloquea­r uma conta bancária de Tchizé dos Santos, filha do ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos, por alegado decurso excessivo de tempo e falta de provas quanto à origem ilícita dos fundos, não é a primeira decisão que visa travar a investigaç­ão à milionária angolana.

Em 2017, no âmbito do processo entretanto aberto por informaçõe­s vindas de Angola, o juiz decidiu que o caso não podia andar, por considerar a “incompetên­cia dos tribunais portuguese­s, para investigar factos praticados por um cidadão de outro país, dado que os alegados crimes de corrupção, burla e fraude fiscal teriam sido cometidos em Angola”.

O entendimen­to de Ivo Rosa não foi secundado pelo Ministério Público - que defendeu que o juiz “extravasou as suas competênci­as e ilibou uma pessoa suspeita”.

A decisão da Relação pendeu mais uma vez contra o magistrado que safou Sócrates na operação Marquês. Os desembarga­dores considerar­am que a filha do ex-governante “era suspeita de ter utilizado o sist e ma f i n a n - ceiro português para introduzir, de forma camuflada, quantias obtidas através do desenvolvi­mento de atividade económica e negocial em Angola”. Falavam em branqueame­nto de capitais.

A questão volta agora à mesma Relação de Lisboa, que terá de decidir se aceita a nova decisão de Ivo Rosa ou a reverte.

RELAÇÃO DE LISBOA VAI DECIDIR SE ACEITA OU REVERTE A DECISÃO

 ?? ?? 2 Tchizé, filha de Eduardo dos Santos
2 Tchizé, filha de Eduardo dos Santos
 ?? ?? 1Ivo Rosa desbloqueo­u conta
1Ivo Rosa desbloqueo­u conta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal