Correio da Manha

50 doentes esperam horas para ter camas

INTERNAMEN­TO Muitos aguardam por vagas em macas e cadeiras de rodas ou de plástico GRAVIDADE Enfermeiro­s alertam que o problema põe em causa a assistênci­a aos utentes

- RUI PANDO GOMES/ /DIANA SANTOS GOMEZ

Cerca de 50 doentes, com ordem para internamen­to, esperaram ontem várias horas na sala de espera do serviço de Observação da Urgência do Hospital de Faro. Houve quem aguardasse uma noite e uma manhã inteira em cadeiras de rodas, em macas, e quem esperasse, sentado, em assentos de plástico. A espera durou até que houvesse uma cama vaga no serviço onde iria ser internado.

A situação mais dramática ocorreu durante a manhã: só havia quatro enfermeiro­s para

QUATRO ENFERMEIRO­S CUIDARAM DE DEZENAS DE DOENTES EM ESPERA

tratar as dezenas de doentes que aguardavam por uma vaga. Desde setembro que o Serviço de Observação tem uma média diária de 45 pessoas internadas. “São doentes com diagnóstic­o e plano de tratamento que estão em macas, cadeiras de plástico e cadeiras de rodas, mas que deveriam estar em enfermaria­s”, lamentou ao CM Tatiana Oliveira, do Sindicato Democrátic­o dos Enfermeiro­s de Portugal.

De acordo com a profission­al, “não há camas nem macas para os doentes e alguns têm de ficar na sala de espera”, o que significa “uma sobrecarga para os profission­ais de saúde, pondo em causa a assistênci­a aos doentes ” . Al é m da f a l t a de meios humanos, não há “espaço físico nem equipament­os”.

Ao CM, Horácio Guerreiro, diretor clínico do Centro Hospitalar Universitá­rio do Algarve, reconhece a “falta de disponibil­idade nas enfermaria­s”, mas garante que está a ser feito um esforço para “aumentar o número de camas”. O clínico defende a criação “de um hospital central”, no Algarve, com 500 camas de internamen­to.

 ?? ?? Doentes
Doentes
 ?? ?? esperam por internamen­to em macas e cadeiras de rodas nos corredores da Urgência e na sala de espera
esperam por internamen­to em macas e cadeiras de rodas nos corredores da Urgência e na sala de espera
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal