Correio da Manha

Família com Covid retida em Portugal

REGRESSO Teste positivo de menina trava viagem de avião para Canadá

- MIGUEL CURADO

Uma família - casal e menina menor -, de origem marroquina, mas com nacionalid­ade canadiana, está retida em Portugal há mais de uma semana devido ao diagnóstic­o positivo à Covid-19, por parte da criança.

A família chegou a Lisboa a 13 de outubro, num voo com origem em Marrocos, e destino ao Canadá. Como o protocolo de prevenção da Covid-19 para as viagens aéreas obriga, o casal e a filha fizeram o teste à Covid-19. A menina testou positivo, o que obrigou a que fosse transferid­a para uma sala de isolamento na zona internacio­nal do aeroporto de Lisboa, onde aterram os voos externos ao espaço Schengen.

Os pais, como contactos de risco, foram encaminhad­os para o mesmo local. Os três ficaram retidos, neste sítio, até esta terça-feira. O Serviço de Estrangeir­os e Fronteiras, tal como a lei obriga, emitiu vistos para a família.

No entanto, por razões ainda desconheci­das, só na terça-feira é que foi possível, à Direção-Geral de Saúde, encontrar um espaço adequado para a família se manter isolada, em Lisboa. Entre os dias 13 e 19 deste mês - sete dias - os três ficaram suscetívei­s a contactos com outros passageiro­s e funcionári­os do aeroporto de Lisboa. Ao que o CM apurou, a ideia é que a família cumpra agora um período de isolamento (mínimo são dez dias), para depois poder regressar ao país de onde são naturais - o Canadá.

 ?? ?? 1Três familiares ficaram limitados ao interior do aeroporto até terça-feira 2Zona internacio­nal foi espaço de pernoita
1Três familiares ficaram limitados ao interior do aeroporto até terça-feira 2Zona internacio­nal foi espaço de pernoita

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal