Correio da Manha

Rui Rio indiferent­e à vantagem de Rangel

DIRETAS líder conta com os militantes e não os importante­s AMANHÃrApr­esenta candidatur­a no Porto

- SALOMÉ PINTO

Indiferent­e à eventual vantagem de Paulo Rangel na corrida à liderança do PSD, o atual presidente e recandidat­o, Rui Rio, conta vencer as diretas de 4 de dezembro com o apoio dos militantes e não dos importante­s. A estratégia foi lançada ontem pelo próprio Rui Rio: “A maioria dos militantes são homens e mulheres livres, que vão votar em função do que acham melhor para o País.”

Apesar de ter saído derrotado do conselho nacional, ao ver rejeitada a sua proposta de adiar as eleições internas, Rio afirma ter “obrigação” de colocar o interesse do País e do partido à frente da sua vida pessoal. Na ponderação de fatores, o líder laranja concluiu que “não era facilmente entendível pelos portuguese­s e pelos militantes” que dissesse “chega”.

Sobre a alegada vantagem de Rangel, Rio desvaloriz­ou: “Quem vai decidir é o militante. Cada militante lá pensará e dirá ‘gosto mais do A, gosto mais do B, gosto mais do C’”. “No tempo dos congressos, quem elegia os líderes eram as distritais. Em boa hora o partido acabou com isso e o líder do partido é escolhido por eleições diretas”, acrescento­u. À pergunta se considera ter apoio no partido, Rui Rio foi perentório: “Claro que tenho”. E lembrou as outras eleições que já venceu dentro e fora do PSD.

“Cada eleição é uma eleição”, sublinhou, afastando qualquer correlação das diretas com o órgão máximo entre congressos em que perdeu a batalha do adiamento das diretas: “O que aconteceu não tem a ver com vitória ou derrota, foi uma divergênci­a.”

O líder do PSD apresenta publicamen­te a sua recandidat­ura amanhã ao final da tarde no Porto, cidade à qual já presidiu enquanto autarca, onde é militante e pela qual foi eleito deputado.

 ?? ?? O diploma do PS que permite a doentes oncológi cos e cr óni cos aceder a cr édi t os e s eguro f oi aprovado ontem pelo Parlamento.
O diploma do PS que permite a doentes oncológi cos e cr óni cos aceder a cr édi t os e s eguro f oi aprovado ontem pelo Parlamento.
 ?? ?? Rui Rio recandidat­a-se a um terceiro mandato à frente do PSD
Rui Rio recandidat­a-se a um terceiro mandato à frente do PSD

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal