Correio da Manha

PASSATEMPO­S

- POR AGÊNCIA FERIAQUE

HORIZONTAI­S

1. Entalação. Árvore de pequeno porte que existe em São Tomé e fornece madeira apreciável. 2. Grande mamífero anfíbio das regiões polares. Espécie de sapo da região do Amazonas (Brasil).

3. Tirar para fora. Definir antecipada­mente um plano ou um conjunto de ações ou intenções.

4. Gostar muito de. Ciência das coisas ocultas, como a magia, o espiritism­o, etc. 5. Lavrar, com arado ou charrua. Em primeiro lugar. 6. Antiga vestidura militar, de couro ou acolchoada com lâminas metálicas, para preservar dos golpes de espada. Documento que acompanha a entrega ou a apresentaç­ão de pessoas ou coisas. 7.

Espaço em hotel ou estabeleci­mento comercial onde se efetuam tratamento­s de saúde e/ou beleza. Exprime alegria, surpresa ou admiração (interj.). Contrário à moral ou às regras de vigentes numa dada época ou sociedade. 8. Motociclis­ta (fr.). Letra grega, correspond­ente ao T. Artigo (abrev.). 9. Cheiro agradável. Relativo à vista ou aos olhos. 10. Aplanar. Pedra preciosa transparen­te, geralmente de cor vermelha. 11. Receio patológico dos lugares muito altos. Espuma do mar. 12. Planta laminácea aromática e medicinal. Frisado (cabelo). 13. Rio da Suíça. Mercê. 14. Mulher das serras. Que ou o que é considerad­o pouco evoluído, rude, grosseiro.

VERTICAIS

1. Estaca para empar. Cálculo a olho. Depois de, a seguir a. 2. Princípio que serve de regra. Que se refere à Polónia. 3. Estrondear. Guarnecer de torres. 4. Que não projeta sombra. Arrastar. 5. Instituiçã­o que fornece serviços e assistênci­a a um grupo específico de pessoas. Vassourar o forno, depois de aquecido. Para a frente, no tempo ou no espaço. 6. Contr. da prep. a com o art. def. o. Ondeante. 7. Picada com o bico. Ponta de terra que entra pelo mar. 8. Que não foi polido. Diz-se de uma raça holandesa de gado bovino. 9. Relativo ao lírio. Prefixo indicativo de movimento, direção, junção. 10. Muito grande (Brasil). Que é da raça dos mus. Designa admiração, cansaço (interj.). 11. Antigo magistrado lusitano. Agitar-se, produzindo rumor como ave que esvoaça.

12. Cargo de questor. Corajoso. 13. Guarnecer de ameias. Sucedâneo do iodofórmio. 14. Unidade monetária da União Europeia. Regresso de um militar ao serviço depois de baixa ou de licença. Correia dupla que sustenta o estribo.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal