Correio da Manha

NB arresta bens a Vieira para cobrar dívida de 7,5 milhões

DADO Novo Banco interpõe providênci­a cautelar contra Luís Filipe Vieira e a mulher, para fazer cumprir livrança assinada por ambos em crédito dado à Promovalor CASO vai deduzir oposição ao arresto das ações do Benfica e da moradia familiar

- ANTÓNIO SÉRGIO AZENHA

ONovo Banco (NB) arrestou os bens pessoais de Luís Filipe Vieira, ex-presidente do Benfica, para garantir o pagamento de uma dívida da Promovalor, empresa de Vieira, no valor de mais de 7,5 milhões de euros. Na sequência de uma providênci­a cautelar do NB, o tribunal cível de Lisboa decretou o arresto de dois ativos de Vieira: as ações da Benfica SAD e a moradia da família na margem sul do Tejo. Vieira vai deduzir oposição ao arresto do NB, o que poderá fazer até 2 de novembro próximo.

A providênci­a cautelar do NB contra Vieira e a mulher deu entrada no tribunal, em 14 de setembro último. Com esta iniciativa, o NB pretende obter o cumpriment­o de uma livrança que o empresário e a mulher assinaram para garantir o pagamento de um crédito concedido à Promovalor no valor de 7 517 864 euros. Este é um dos vários créditos que o NB tem sobre o grupo económico de Vieira, cuja dívida total ascendeu a 760 milhões de euros no final de 2018, segundo a auditoria da Deloitte ao NB.

O tribunal decretou o arresto das ações do Benfica detidas por Vieira e da moradia familiar, a 24 de setembro. Após esta decisão, o ex-presidente do Benfica solicitou ao tribunal cível um prazo mais alargado para poder deduzir oposição ao arresto dos seus bens pessoais.

A 18 de outubro, o tribunal deu mais 10 dias para Vieira fazer a oposição ao arresto das ações do Benfica e da moradia familiar. O empresário poderá fazê-lo até 2 de novembro p r ó x i mo. P a g a n d o mul t a , Vieira tem mais três dias, até 5 de novembro, para fazer essa diligência. Questionad­o pelo CM, Magalhães e Silva, advogado do empresário, confirmou que Vieira vai deduzir oposição ao arresto dos seus

ARRESTO DAS AÇÕES DO BENFICA IMPEDE VIEIRA DE VENDER OS TÍTULOS

EMPRESÁRIO TEM ATÉ 2 DE NOVEMBRO PARA FAZER A SUA DEFESA EM TRIBUNAL

bens pessoais, escusando-se a fazer mais comentário­s.

Enquanto as ações da Benfica SAD estiverem arrestadas, Vieira não pode vender estes títulos. O empresário detém 753 615 ações da Benfica SAD, representa­tivas de 3,28% do capital social.

No início de setembro, Vieira informou o Benfica de que tinha uma proposta de compra desses títulos de 7,80 euros por ação, acima dos cinco euros que pagou por ação. O negócio permitiria a Vieira receber quase 5,9 milhões de euros. Vieira não revelou o nome do comprador, nem as condições do contrato.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal