Correio da Manha

Padre filmado a ver pornografi­a num teste

POLÉMICA INSÓLITO Docente, com cerca de 60 anos, demitiu-se após projetar fotos de mulheres nuas Caso ocorreu no colégio católico D. Diogo de Sousa. Arquidioce­se está a averiguar

- LILIANA RODRIGUES

Escola

reputada com caso polémico durante uma prova de Português do 9º ano

Um padre da arquidioce­se de Braga, professor de História no reputado colégio católico D. Diogo de Sousa, em Braga, foi filmado por alunos a ver imagens de duas mulheres nuas, enquanto vigiava o teste de Português de uma turma do 9º ano.

Segundo alguns estudantes que gravaram a situação insólita, o docente com cerca de 60 anos terá alegadamen­te comentado uma das fotografia­s de cariz erótico, escrevendo: “Arrebento-te toda.” A polémica instalou-se no início deste mês e, em poucos dias, o professor demitiu-se, tendo sido já substituíd­o.

Tudo aconteceu no passado dia 1, quando os alunos estavam a realizar um teste que implicava a reprodução de um áudio. Depois, o professor aproveitou para utilizar o computador, não se apercebend­o que os conteúdos a que estava a aceder estavam a ser projetados no quadro da sala de aulas. Abriu duas fotografia­s com mulheres em contexto erótico e numa delas terá, segundo reportaram alguns alunos, escrito “Arrebento-te toda” - situação que a direção do colégio diz não conseguir confirmar. A confusão que se gerou na prova de Português, durante a manhã, foi de tal ordem que o professor informou os responsáve­is da escola do episódio, na tarde do mesmo dia.

“Disse-nos que acedeu a uma mensagem de um perfil falso e que, ao abrir, duas imagens de mulheres despidas foram projetadas no quadro, de uma forma que não foi intenciona­l”, explicou ao CM António Araújo, administra­dor do colégio D. Diogo de Sousa. “Aconteceu na sexta-feira e logo no domingo convocámos os pais para reuniões, tendo ficado logo dec i di do que o pr o f e s s o r não daria mais aulas àquela turma. No entanto, no dia seguinte, e avaliando a gravidade da situação, o professor decidiu cessar o contrato profission­al com o colégio, extinguind­o-se também o processar de averiguaçã­o interna.” O Colégio D. Diogo de Sousa - instituiçã­o católica de ensino privado de Braga - ocupou o terceiro lugar a nível nacional no ranking das melhores escolas do País. Com 100 exames nacionais realizados no colégio em 2020, os alunos do Secundário obtiveram uma média de 17,27 valores. A instituiçã­o, com renome nacional há vários anos, tem critérios muito rigorosos de seleção de alunos para admissão, além de uma forte componente católica. Os planos curricular­es têm uma aposta clara na aprendizag­em de línguas e oferece diversas atividades extracurri­culares.

ALUNOS REPORTARAM QUE DOCENTE ESCREVEU “ARREBENTO-TE TODA”

 ?? ??
 ?? ?? Exames deixam colégio em destaque
Exames deixam colégio em destaque

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal