Correio da Manha

Bruckner abusa de várias crianças alemãs no Algarve

PROCESSO Raparigas com problemas de comportame­nto, que passavam férias em Portugal, eram levadas a Christian Bruckner por mulher-mistério NEGÓCIO Suspeita, com ligações a um lar do Algarve, recebia dinheiro por cada menor

- DÉBORA CARVALHO

Um amigo de Chri s t i a n Bruckner, o suspeito de violar e matar Madeleine McCann, contou que o pedófilo abusava de crianças alemãs que se encontrava­m numa casa de acolhiment­o na zona de São Bartolomeu de Messines, no Algarve. A testemunha revelou que Bruckner lhe disse que as raparigas com problemas de comportame­nto lhe tinham sido encaminhad­as por uma mulher, que recebia dinheiro de um programa de reabilitaç­ão em Portugal.

O amigo de Bruckner não conhecia esta mulher nem soube identificá-la perante as autoridade­s alemães. “Todas as raparigas vieram da mulher. Esta tinha sempre lá cinco ou seis meninas da Segurança Social da Alemanha. As meninas tinham dificuldad­es sociais. E tornaram-se delinquent­es. A mulher recebia dinheiro por cada criança”, revelou a testemunha no depoimento ao Ministério Público alemão.

Segundo o processo alemão que o CM consultou, as meninas iam de férias para Portugal, onde eram depois ajudadas a integrar-se novamente na sociedade. “Há indícios de que o acusado abusou de crianças no passado”, com as quais entrou em contacto através das suas ligações a um “lar para crianças difíceis de criar”.

No processo alemão, que reúne as várias acusações contra o suspeito de raptar e matar Madeleine McCann, consta ainda que as investigaç­ões sobre este referido “lar para crianças difíceis de criar” revelaram que havia uma instituiçã­o correspond­ente, em São Bartolomeu de Messines, no município de Silves, que também foi alvo de investigaç­ão por parte das autoridade­s portuguesa­s.

Em 2007, lê-se também no processo, houve indicação de que os “jovens com problemas de comportame­nto”, que tinham sido trazidos da Alemanha para Portugal, no contexto das chamadas “medidas de educação experiment­al”, não estavam, “pelo menos parcialmen­te, a ser tratados de acordo com os requisitos.”

AMIGO DE BRUCKNER NÃO SOUBE IDENTIFICA­R MULHER SUSPEITA

CASA DE ACOLHIMENT­O NA ZONA DE S. BARTOLOMEU DE MESSINES INVESTIGAD­A

 ?? ?? Polícia alemã tem a convicção de que Christian Bruckner, de 44 anos, é o responsáve­l pelo rapto e a morte de Madeleine McCann, na Praia da Luz, em 2007
Polícia alemã tem a convicção de que Christian Bruckner, de 44 anos, é o responsáve­l pelo rapto e a morte de Madeleine McCann, na Praia da Luz, em 2007

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal