Correio da Manha

Usa carro da câmara para boleias à mulher

CRIME PEDIDO Vereador acusado de peculato por usar viatura para fins pessoais durante um ano e meio Procurador­a quer que José Moreira seja condenado a pagar ao Estado mais de 11 mil €

- NELSON RODRIGUES

OMinistéri­o Público diz que um vereador da Câmara de Gondomar utilizou um carro da autarquia, durante um ano e meio, para fins pessoais. José Moreira foi vigiado pela PSP, em março do ano passado, a deslocar-se no Renault Talisman para restaurant­es e confeitari­as - ligadas a três empresas de que já foi gerente -, ao banco, à universida­de que frequenta e até para transporta­r a mulher. Está acusado de dois crimes de peculato e já está a ser julgado no Tribunal de São João Novo, no Porto.

ARGUIDO FOI VIGIADO PELA PSP A IR A BANCOS E A RESTAURANT­ES

Em audiência, José Moreira disse que utilizou sempre o carro em serviço e que tem autorizaçã­o escrita da câmara para o utilizar. O MP pede que seja condenado à pena acessória de perda de mandato. A procurador­a quer ainda que seja obrigado a pagar ao Estado 10 290 euros - resultante­s da estimativa feita do valor que o município despendeu no aluguer da viatura entre agosto de 2018 e março de 2020 (514 euros mensais). Além do combustíve­l, que também foi pago pelo município, a acusação quer ainda que o vereador pague 925 euros referentes a portagens e Via Verde entre Guimarães e Lisboa.

As vigilância­s policiais, que constam no processo, mostram todos os passos dados pelo vereador, de 54 anos, desde que saía de casa e até regressar. Em algumas é possível vê-lo a carregar para a bagageira da viatura municipal cestas e caixas de produtos de pastelaria. “Utilizou o automóvel diariament­e, durante a semana e aos fins de semana, inclusive a horas tardias, fora do exercício das suas funções de vereador”, lê-se na acusação.

 ?? ?? 1Autarquia alugou viatura por 514 euros mensais e entregou-a ao vereador 2J osé Moreira está a ser julgado
1Autarquia alugou viatura por 514 euros mensais e entregou-a ao vereador 2J osé Moreira está a ser julgado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal