Correio da Manha

Doença grave obriga a deixar bombeiros

MISSÃO Último serviço foi combate a fogo. Rui luta contra cancro

- MIGUEL CURADO

Os bombeiros de Castanheir­a do Ribatejo, no concelho de Vila Franca de Xira, juntaram-se para homenagear um colega de 45 anos, que luta contra uma forma rara de cancro. Rui Almeida Santos deixou de ter condições de saúde para trabalhar e, no último sábado, realizou o último serviço operaciona­l: ajudou a combater um incêndio em zona de mato, na Vala do Carregado.

Casado e com três filhos, o bombeiro tem 25 anos de dedicação à corporação de Castanheir­a do Ribatejo. Há cerca de seis anos, soube que era portador de uma forma rara de cancro. De um momento para o outro a sua vida mudou. Foi à luta e iniciou de imediato tratamento médico.

A debilidade física que resultou dos tratamento­s obrigou-o a colocar baixa médica há cerca de três anos. Entretanto, requereu a aposentaçã­o por incapacida­de, “que lhe foi concedida de imediato”, disse ao CM Bartolomeu Costa, comandante dos bombeiros da Castanheir­a do Ribatejo.

Há cerca de um mês, o bombeiro Rui regressou ao trabalho por forma a ingressar no quadro de honra da corporação – em condições normais só acontece quando o bombeiro chega aos 65 anos e tem a ficha ‘limpa’. Devido à dedicação à corporação, Rui Almeida Santos entrou no quadro de honra. No sábado, efetuou o seu último serviço. “Saiu do quartel ao comando de uma viatura de combate a incêndios e no regresso os colegas aplaudiram-no”, relata o comandante da corporação. Na hora da despedida, recebeu uma placa de agradecime­nto.

CASADO E COM 3 FILHOS, RUI SANTOS É REFORMADO POR INVALIDEZ

 ?? ??
 ?? ?? 1Colegas de Rui Santos homenagear­am colega no sábado 2Bombeiro de 45 anos (à di r . ) , r ecebeu placa do comandante Bartolomeu Costa
1Colegas de Rui Santos homenagear­am colega no sábado 2Bombeiro de 45 anos (à di r . ) , r ecebeu placa do comandante Bartolomeu Costa
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal