Correio da Manha

Direitos conexos já são pagos em França

REMUNERAÇíO Facebook assinou “acordo de licenciame­nto” para compensar media franceses ATRASO Portugal ainda vai discutir a transposiç­ão de diretiva europeia após falhar prazo

- SÓNIA DIAS

OF a c e b o o k a s s i nou u m acordo de licenciame­nto com a Aliança da Imprensa de Informação Geral (APIG), que representa vários jornais nacionais e regionais franceses, para começar a pagar “direitos conexos”. Ao mesmo tempo, a gigante tecnológic­a formalizou acordos idênticos com os jornais ‘Le Monde’ e ‘Le Figaro’.

“Os termos a que chegámos permitirão ao Facebook aplicar a diretiva [de propriedad­e intelectua­l] e a lei francesa, gerando ao mesmo tempo um financiame­nto significat­ivo para os editores

DIRETIVAS EUROPEIAS VÃO SER DEBATIDAS DURANTE DOIS MESES EM COMISSÃO

da APIG, especialme­nte os mais pequenos”, disse Pierre Louette, presidente da APIG e do Groupe Les Echos - Le Parisien, sem referir o valor da remuneraçã­o.

Os direitos conexos estão explicitam­ente previstos numa nova legislação europeia adotada em 2019, imediatame­nte transposta em França, e abrem o caminho para a remuneraçã­o dos autores de conteúdos de imprensa extraídos de artigos, fotografia­s, vídeos, infografia­s - apresentad­as nas páginas de resultados das principais plataforma­s da internet. Em Portugal, na passada sexta-feira, o Parlamento votou a baixa à especialid­ade sem votação de dois diplomas que transpõem diretivas europeias relativas aos direitos de autor e direitos conexos. A discussão será feita durante dois meses na Comissão de Cultura e Comunicaçã­o, o que quer dizer que este ano ainda não haverá novidades sobre este tema no nosso país.

Recorde-se que a diretiva, que poderá exigir que gigantes da internet como a Google e o Facebook comecem a pagar aos media pelas notícias que partilham, devia ter sido transposta até dia 7 de junho último.

 ?? ?? Com este acordo, o Facebook vai começar a pagar direitos de autor aos principais jornais franceses
Com este acordo, o Facebook vai começar a pagar direitos de autor aos principais jornais franceses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal