Correio da Manha

Orçamentos limianos

-

Luís Menezes Leitão

As negociaçõe­s do Orçamento do Estado, entre o PCP, o BE e o Governo incidiram sobre tudo excepto sobre a proposta. Fazem infelizmen­te lembrar os orçamentos para 2001 e 2002, viabilizad­os pelo Presidente da Câmara de Ponte de Lima, a troco de o Governo de António Guterres lhe prometer apoio financeiro à criação de uma nova fábrica de queijo limiano no concelho. Nessa altura, os orçamentos passaram graças a esse voto, mas a situação afectou de tal forma o Governo que as autárquica­s de 16 de Dezembro de 2001 representa­ram uma monumental

VINTE ANOS DEPOIS,

A HISTÓRIA PARECE ESTAR A REPETIR-SE

derrota para o PS, tendo António Guterres apresentad­o a sua demissão.

Vinte anos depois, a história parece estar a repetir-se com o PCP e o BE a apresentar­em exigências para a viabilizaç­ão do Orçamento do Estado, que nada têm a ver com o mesmo, como a exclusivid­ade no SNS, a revisão da legislação laboral, ou a alteração da lei do arrendamen­to. Ora, esta forma de fazer depender o voto sobre um orçamento de contrapart­idas políticas em leis diferentes constitui uma perversão da democracia e deve merecer o repúdio dos cidadãos.

Se o Parlamento não tem maioria para aprovar o Orçamento, deve haver novas eleições. Acabe-se de vez com os orçamentos limianos.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal