Correio da Manha

Espanha pede saída

PROPOSTA Governo de Madrid quer romper com mecanismo de tarifas em vigor na União Europeia

- INÊS FERRÃO/JOÃO MALTEZ

Ogoverno espanhol quer liberdade para fixar os preços da eletricida­de no seu país, fora do sistema europeu, numa tentativa de fazer face aos aumentos junto dos consumidor­es. A proposta consta de um documento entregue à Comissão Europeia, no qual Espanha propõe que, na fatura final da eletricida­de, passe a ser refletido o custo das renováveis, mais baixo do que o do gás.

Segundo o ‘El País’, que teve acesso ao documento, “em situações excecionai­s, deve permitir-se que os Estados-membros adaptem a formação do preço da eletricida­de às suas situações específica­s”, pode ler-se na declaração. Ao mesmo, indica a proposta, deve ser criada uma ferramenta para “desvincula­r” o efeito do valor do gás, em alta, sobre o preço final da eletricida­de, acabando, de forma extraordin­ária, com o atual sistema de preços da União Europeia. O objetivo é que os países que queiram aderir a esta proposta possam refletir na fatura da eletricida­de os custos das energias renováveis.

“O preço da eletricida­de estaria diretament­e vinculado ao ‘mix’ de produção nacional, protegendo os consumidor­es de volatilida­des excessivas e permitindo que participem dos benefícios de um ‘mix’ mais barato”, refere o documento.

 ?? ?? Pr o3duç,ã6o Espanha produziu 43,6% da sua energia através de renováveis, segundo a Rede Elétrica de Espanha.
Pr o3duç,ã6o Espanha produziu 43,6% da sua energia através de renováveis, segundo a Rede Elétrica de Espanha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal