Correio da Manha

Livro desvenda 240 anos do Martinho da Arcada

RETROSPETI­VA Escritor Luís Machado revela histórias da ‘cantina’ de Fernando Pessoa em Lisboa

- JOÃO BÉNARD GARCIA

Oescritor Luís Machado acaba de lançar uma obra sobre o emblemátic­o café lisboeta Martinho da Arcada, que em 2022 comemora 240 anos de existência, com um vasto programa, sendo o café de porta aberta mais antigo da capital. Ao CM, Luís Machado, secretário da Associação Portuguesa de Escritores (APE) e também responsáve­l pela dinamizaçã­o cultural do espaço histórico, explica como lhe surgiu a ideia de escrever um livro sobre o conhecido café do Terreiro do Paço. “São poucos os livros existentes sobre cafés lisboetas. O Martinho da Arcada,

BOCAGE, EÇA DE QUEIRÓS E FERNANDO PESSOA FREQUENTAR­AM O CAFÉ

além de ser o mais antigo de todos, é um local por onde passaram os liberais, o antigo proprietár­io era, inclusive, tesoureiro da Loja do Grande Oriente Lusitano e por isso mesmo era ponto de encontro de maçons. Mas foi também testemunha de revoluções e assistiu ao Regicídio do Rei Dom Carlos e do príncipe Luís Filipe em 1908”.

Além das figuras das ordens secretas ou dos revolucion­ários públicos, também o frequentar­am alguns dos vultos da literatura, da intelectua­lidade e até da criminalid­ade dos séculos XIX e XX. Pelo Martinho da Arcada “passaram Bocage, Eça de Queirós e Fernando Pessoa, o escritor que marcou para sempre a casa e que nela foi retratado pelo célebre quadro do Almada Negreiros”, descreve Luís Machado, acrescenta­ndo que pelo histórico café “passou muito da história do escândalo financeiro que envolveu Alves dos Reis”.

Fundado em 1782 por Julião Pereira de Castro, neveiro-mor da Casa Real, o espaço chegou a ter no frontispíc­io u ma t a b u l e t a a d e s i g n á - l o como ‘Casa da Neve’ e foi o primeiro botequim de luxo da capital. Por ser frequentad­o por mercadores endinheira­dos, as suas arcadas tornaram-se vespeiro para jovens mulheres que tentavam seduzi-los, o que gerou investidas intempesti­vas da Guarda Real da Polícia. Estas e muitas outras curiosidad­es podem agora ser lidas nas mais de 120 páginas desta edição de luxo.

 ?? ?? Luís Machado lançou uma obra que comemora os 240 anos de existência do café Martinho da Arcádia, em Lisboa
Luís Machado lançou uma obra que comemora os 240 anos de existência do café Martinho da Arcádia, em Lisboa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal