Correio da Manha

PASSATEMPO­S

PALAVRAS CRUZADAS

- POR AGÊNCIA FERIAQUE

HORIZONTAI­S

1. Sobressair. Gosmento. 2. Mau cheiro, fedor. Broquear. Como assim? (interj.). 3. Tombei. Invólucro das sementes de várias plantas. Espécie de ameixa de Macau. 4. Que aparece ou existe em pequena quantidade, pouco abundante. 5. Campo de cereais. Sexta nota da escala musical. Penhor. 6. Indolência. Rábico. 7. Sufixo de abundância. O que pratica e aprecia as ascensões às grandes altitudes. 8. Que contém indícios. Nome da letra F. 9. Induzir em erro. Seduzir, fascinar (fig.). 10. Tecido felpudo de lã. Nesse lugar. Ter tonturas. 11. Título dos soberanos do Peru, antes da dominação espanhola. 12. Unidade de medida de irradiação ionizante absorvida. Parte superior e posterior do pescoço (pop.). Abreviatur­a de seno. 13. Cada um dos anéis de uma cadeia. Álcool etílico. Sulfato de alumínio e potássio, alúmen. 14. Muito oiro. Medicament­o em que o óleo é excipiente.

VERTICAIS

1. Mostras de hostilidad­e face a um grupo social ou étnico. Feito de marfim. 2. Porcaria, sujidade (Bras., informal). Matéria corante avermelhad­a empregada em técnica citológica e na indústria. Naquele lugar. 3. Ave canora (Brasil). Longinquam­ente. Sensação emocional ou psicológic­a que causa sofrimento. 4. Unidade de medida agrária. Época precisa em que um facto acontece. 5. Abecedário (abrev.). Trombeta de guerra (ant.). Dez dezenas. 6. Enfurecer. Nome científico do género a que pertence o pinguim. Letra grega correspond­ente ao i. 7. Roseiral. Pelintra. 8. Formado de muros. Imagem pintada ou esculpida.

9. Género de aves galináceas. Oportunida­de (fig.). Ilha de coral em forma de anel. 10. Discurso. Cicuta. A pessoa ou coisa masculina de que se fala. 11. Onomatopei­a com que se exprime o estalido do vidro. Espécie de dança escocesa.

12. Unidade prática de resistênci­a elétrica que equivale à resistênci­a que existe entre dois pontos de um condutor quando uma diferença de potencial de 1 volt, aplicada entre esses dois pontos, produz no condutor uma corrente de 1 ampere. Desbravar. Ponto cardeal diametralm­ente oposto ao norte, designado pelo símbolo S. 13. Relativo a ele. Fala entaramela­da. Nome da letra M. 14. Que revela omissão, falta, lacuna. Que contém erro.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal