Correio da Manha

TELECOM “A PT AFINAL ERA O BANCO DO BANCO ESPÍRITO SANTO”

RUÍNA Salgado Paulo Morais recorda a aliança desastrosa entre os gestores da PT, José Sócrates e Ricardo DÍVIDA Empresa perde quase 900 milhões na Rioforte, que pertencia ao universo GES

- TÂNIA LARANJO

Uma empresa de referência cujos ativos foram desbaratad­os. Hoje já não existe, mas o rombo acabou por ser pago pelos contribuin­tes. Paulo Morais, fundador da Associação para a Integridad­e e Transparên­cia, lembra que a bancarrota da Portugal Telecom (PT) é mais um crime sem castigo. “A PT era uma empresa de referência mundial. Teve o primeiro telemóvel pré-pago do Mundo, financiava muitas universida­des, mas em determinad­o momento dá-se uma conjugação entre dois gestores,

Henrique Granadeiro e Zeinal Bava, que levam ao fim da PT.”

Paul o Morais g a r a nt e q ue tudo foi feito com a cumplicida­de do então primeiro-ministro José Sócrates e do ex-homem-forte do BES, Ricardo Salgado. “Com esta predominân­cia política conseguira­m destruir completame­nte a PT”, continua. “Evitaram que a Sonae entrasse no capital da PT e péssimos negócios vieram. O mais danoso foi a venda da Telefónica à brasileira Vivo. Venderam por 7,5 mil milhões e metade desse capital, 3,7 mil milhões, foi gasto na aquisição da Oi.”

O negócio, lembra Paulo Morais, foi intermedia­do por Sócrates, Lula da Silva e o seu ministro Dirceu que foi condenado a mais de dez anos de prisão no âmbito do processo ‘Lava Jato’.

O fundador da Associação para a Integridad­e e Transparên­cia recorda ainda que no meio deste processo Bava e Granadeiro receberam da Espírito Santo Enterprise vinte e cinco milhões de euros cada um. “Foi o preço de beneficiar­em o BES”, acusa, lembrando outro pormenor do que chama “golpada”. “Quando se dá a queda do BES descobre-se que há uma dívida à PT por parte da Rioforte, que pertencia ao universo GES, de 897 milhões de euros. Ou seja, percebemos que a PT afinal funcionava como o banco do Banco Espírito Santo e não o contrário.”

Esse dinheiro, lembra Paulo Morais, nunca foi recuperado e a PT desaparece­u. “A Altice é a herdeira dos despojos da PT. Todo o investimen­to do País foi por água a baixo.”

LULA DA SILVA E SÓCRATES NO MEIO DE NEGÓCIO DESASTROSO

 ?? ?? “Hoje já não existe, mas o rombo acabou por ser pago pelos contribuin­tes”, afirma Paulo Morais
“Hoje já não existe, mas o rombo acabou por ser pago pelos contribuin­tes”, afirma Paulo Morais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal