Correio da Manha

PALAVRAS CRUZADAS

-

HORIZONTAI­S

Derramado. Madeira (abrev.). Cada uma das massas líquidas que ora se elevam ora se cavam na superfície das águas, geralmente por efeito, do vento ou das marés. 2. Faca larga e grossa para cortar carne. No caso de, dando

-se a circunstân­cia de. Pôr (ant.). 3. Porção de caça abatida. Recitação. 4. Parte mais larga da enxada. Acrónimo de Imposto sobre o Valor Acrescenta­do. Órgão de reprodução das plantas fanerogâmi­cas. 5. Nome da letra F. Ligar. Doença.

6. Exprime a ideia de mole, brando (pref.). Rio da Suíça. Posição estudada, afetada. 7. Aprender de maneira a guardar na memória. Operação de atestar (vasilhas). 8. Sobrecarre­gar com tributos. Qualidade de urente. 9. Desejo de dormir. Tipo de memória mais usada nos computador­es. Mediano. 10. Cada um dos anéis de uma cadeia. Une. Som emitido pela cria de qualquer ave. 11. Elemento nº 10 da classifica­ção periódica, de símbolo Ne. Opinião política (fig.). Segunda pessoa do singular, indica a pessoa a quem se fala ou escreve. 12. Que deixou a vida religiosa. Aquele que ara. 13. Produzir som agudo caracterís­tico de algumas aves. Centímetro (abrev.). Flanquear.

14. Elemento químico metaloide, sólido, com o símbolo I. Ontem (ant.). Padece.

VERTICAIS

1. Batata-doce (Angola). Porção. Exprime a noção de sobre, depois. 2. Farinha de milho ou de arroz, para papas (Brasil). Martirológ­io da Igreja grega. 3. Joeira. Segunda época do Paleogénic­o. Unidade de medida de irradiação ionizante absorvida. 4. Que tem pétalas semelhante­s a setas. Execrável. 5. Género de árvores que serve de tipo às oleáceas, e cujo fruto é a azeitona. Usado na loc. adv.: de — a —: de lado a lado. 6. Membro guarnecido de penas que serve às aves para voar. Cilada. 7. Casa de habitação (fig.). Apelido que se juntava ao sobrenome (ant.). 8. Fala entaramela­da. Flexão feminina de um. 9. Manifestar de modo claro e terminante. Óxido ou hidróxido de cálcio. 10. Grande quantidade de coisas ou pessoas. Região lateral da cabeça onde estão os temporais. 11. Colocar ou elevar em frente de algo, de maneira a formar obstáculo. Mexido. 12. Parte do ofício divino que precede as vésperas. Grande mosca. Definido (abrev.). 13. Apetite. Soar fortemente, dar som forte, estrondear. 14. Unidade de medida agrária. Fêmea do leão. Some-te! vai-te! põe-te a andar (pop.).

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal