Correio da Manha

Quadro em Bruxelas vendido por 91 mil euros PORMENORES

NEGÓCIO Quadro de Frank Stella foi um dos oito vendidos por João Rendeiro no último ano FALSIFICAÇ­ÃO Original foi substituíd­o por cópia na mansão

- DÉBORA CARVALHO

João Rendeiro vendeu um dos quadros apreendido­s pela Justiça por 106 mil dólares, o equivalent­e a 91 mil euros (ao câmbio atual). A obra do norte-americano Frank Stella foi comprada por um colecionar particular e está neste momento exposta em Bruxelas. Na mansão de luxo do fundador do BPP, no condomínio da Quinta Patiño, em Cascais, o original terá sido substituíd­o por uma cópia. A falsificaç­ão do quadro - e de pelo menos mais dois - foi detetada pela Polícia Judiciária, que entretanto já retirou da residência todas as obras de arte.

A venda deste quadro foi intermedia­da pela Christie’s, a leiloeira mais importante do Mundo. O CM teve acesso a fotografia­s de várias peças da coleção de arte contemporâ­nea do ex-banqueiro, apreendida em 2010 no âmbito do caso BPP. Entre as 124 obras de arte, que nunca foram avaliadas, estão pinturas, esculturas e fotografia­s. As obras estavam dispersas por toda a casa de João Rendeiro, desde quartos, escritório, salas e jardim. Também havia quadros guardados no cofre.

Além do quadro de Frank Stella, Rendeiro terá vendido, no último ano, outras sete obras de arte. No total, faturou 1,3 milhões de euros. O último quadro foi vendido no dia 1 de outubro, já depois de o ex-líder do BPP ter abandonado o País.

João Rendeiro terá usado dinheiro do BPP para comprar obras de arte. As peças foram apreendida­s no âmbito do processo principal do BPP, com o objetivo de pagar futuras indemnizaç­ões ao Estado e lesados do banco. Em 2010, Maria de Jesus Rendeiro, mulher de

Processo autónomo

O MP abriu um inquérito na sequência das notícias sobre os negócios de Rendeiro e da família do ‘Rei dos Táxis’. No caso BPP, Maria de Jesus apenas foi responsabi­lizada pelo desapareci­mento das obras de arte.

Inspeção minuciosa

Com a fuga de João Rendeiro, a juíza, que o condenou a dez anos de prisão, quis verificar o estado das obras de arte. A PJ fez uma inspeção minuciosa à casa dos Rendeiro.

João Rendeiro, foi nomeada fiel depositári­a das obras de arte. Tinha o dever de preservar as obras. Mas, das 124 obras, 15 estavam desapareci­das e outras três podiam ser falsas. Chamada a devolver as peças à PJ, Maria de Jesus apenas entregou seis, sendo que uma delas também será uma falsificaç­ão do original. Perante este cenário, a juíza Tânia Gomes decidiu condenar ontem a mulher de Rendeiro a uma multa de mil euros por não ter guardado as obras de arte arrestadas ao marido. “Atuação excecional­mente grave”, referiu a juíza em despacho.

COLEÇÃO DE ARTE DO EX-PRESIDENTE DO BPP FOI APREENDIDA EM 2010

 ?? ?? 1Este é um dos quadros da coleção de Rendeiro 2 Quadro do norte-americano Frank Stella está exposto em Bruxelas 3Alfinete de dama gigante estava no jardim 4 Escultura de um corpo feminino no exterior
Quadro vendido por 91 mil euros pode ser visto no site da Christi e’ s
1Este é um dos quadros da coleção de Rendeiro 2 Quadro do norte-americano Frank Stella está exposto em Bruxelas 3Alfinete de dama gigante estava no jardim 4 Escultura de um corpo feminino no exterior Quadro vendido por 91 mil euros pode ser visto no site da Christi e’ s
 ?? ?? Mansão de luxo na Quinta Patiño, em Alcabidech­e, concelho de Cascais
Mansão de luxo na Quinta Patiño, em Alcabidech­e, concelho de Cascais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal