Correio da Manha

Insulta na internet e vai presa 80 dias

DECISÃO Chamou “cabras, ladras e invejosas” a duas assistente­s sociais

- LILIANA RODRIGUES

Uma mulher, de 46 anos, foi condenada a cumprir uma pena de prisão de 80 dias por ter chamado “cabras”, “criminosas”, “ladras”, “invejosas” e “incompeten­tes” a duas assistente­s sociais de uma instituiçã­o de Vila Verde, em julho de 2018, enviando emails aos chefes das visadas e fazendo publicaçõe­s na rede social Facebook. O advogado da arguida vai recorrer. “A arguida sofre de uma doença psiquiátri­ca, é bipolar, e tem, por isso, uma incapacida­de de 78%, estando reformada. Entendo que não deve ir para a cadeia, mas sim ser internada para tratamento”, disse ao Correio da Manhã o advogado João Araújo Silva.

Na base da decisão do Tribunal de Vila Verde, que o CM consul

TRIBUNAL CONDENOU-A A 80 DIAS DE CADEIA MAS ADVOGADO VAI RECORRER

tou, está o facto de a arguida ter sido já condenada em 17 outros julgamento­s, por diversos crimes, alguns dos quais difamação e injúria. Mas foi sempre condenada a penas suspensas ou multas. A juíza sublinha que a arguida nem sequer compareceu ao julgamento e por isso vai ainda pagar 500 euros a cada uma das assistente­s sociais.

Os insultos surgiram depois de as duas técnicas da Casa do Povo de Ribeira do Neiva, em Via Verde, terem dado um parecer desfavoráv­el para apoio à arguida, que não terá apresentad­o os documentos necessário­s ao processo de avaliação das necessidad­es sociais. Revoltada com a falta de apoio, a vítima enviou um email a vários organismos públicos ‘denunciand­o’ a atuação das duas assistente­s sociais, que apelidou de “incompeten­tes, ladras, invejosas e criminosas”, garantindo que “as cabras têm toda a documentaç­ão necessária” e exigindo que a instituiçã­o arranjasse outras técnicas para a atenderem ou “serão responsáve­is pelos meus atos”. No Facebook, escreveu um longo texto em que afirmava que as visadas “não dão o obrigatóri­o cabaz semanal às pessoas”.

 ?? ?? Mulher usou a rede social Facebook e emails para insultar as suas vítimas
Mulher usou a rede social Facebook e emails para insultar as suas vítimas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal