Correio da Manha

Novo programa vai acelerar gratuitame­nte até 25 equipas portuguesa­s que revelem motivação e competênci­as para o empreended­orismo focado na sustentabi­lidade do planeta

-

Em busca de novos parceiros e sinergias, a Casa do Impacto, o ‘hub’ de empreended­orismo social da Santa Casa da Misericórd­ia de Lisboa (SCML), está presente na Web Summit onde lançou ontem o Triggers, um programa de aceleração que pretende estimular uma nova geração de ideias de impacto ambiental e a sua transforma­ção em soluções tecnicamen­te viáveis e financeira­mente sustentáve­is.

O projeto vai ser desenvolvi­do entre janeiro e junho de 2022 e promete acelerar gratuitame­nte até 25 equipas que revelem motivação e competênci­as para o empreended­orismo de impacto focado na sustentabi­lidade ambiental do planeta. As candidatur­as decorrem até ao dia 7 de Janeiro de 2022. Depois de uma pré-seleção, ini

EQUIPAS VENCEDORAS VÃO RECEBER UM PRÉMIO PARA DESENVOLVE­R O SEU NEGÓCIO

cia-se a fase de ideação e ‘matchmakin­g’, para a criação equipas versáteis, complement­ares e colaborati­vas. Serão selecionad­as 25 equipas para a fase de ‘bootcamp’ e, no final deste período, dez equipas passam à fase de ‘Aceleração’, que vai decorrer ao longo de dois meses com o objetivo de potenciar o modelo de negócio e a sustentabi­lidade dos projetos. O programa termina com um ‘demo day’, em junho, onde serão premiadas as três finalistas, com um prémio monetário de 34,5 mil euros a ser distribuíd­o pelas três, para o desenvolvi­mento e escala dos respetivos negócios.

“Sabemos que Lisboa tem agora uma oportunida­de única de posicionar-se como a capital e u r o p e i a d o i mpact o , u ma oportunida­de para contagiar a mudança. Tal só poderá acontecer através da promoção do empreended­orismo de impacto e de uma comunidade envolvida, capacitada e responsáve­l, tal como se prevê desde o Acordo de Paris”, defende Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto.

Por isso, o lançamento do novo programa de apoio coincide não só com a realização da Web Summit em Lisboa mas também com a Cimeira do Clima - a Conferênci­a das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que está a decorrer em Glasgow (Escócia).

“Com o Triggers, os ativistas e empreended­ores ambientais passam a ter um lugar onde estar e onde criar, para agir agora, para que os empreended­ores desenvolva­m as suas soluções inovadoras para a meta da neutralida­de carbónica em 2050”, afirma Inês Sequeira.

Num momento tão crítico para o planeta, a diretora da Casa do Impacto lembra ainda que “envolvimen­to de todos os ‘stakeholde­rs’ neste movimento é estruturan­te para o sucesso da transição climática justa. Tem de ser agora e com o envolvimen­to de todos: pessoas individuai­s, empresas, organizaçõ­es sociais e empreended­ores”. Por isso, o programa tem como principais parceiros a Ageas, a Galp, a Hovione e a Grosvenor House of Investment­s.

Também para projetos de impacto ambiental e social, a Casa do Impacto tem a decorrer, até ao próximo dia 30, candidatur­as para o programa de investimen­to +PLUS. No total, são 500 mil euros a ser distribuíd­os por projetos em fase de ‘testing’ e ‘scaling’, de acordo com o mecanismo de pagamento por resultados.

 ?? ?? A Casa do Impacto marcou presença em mais uma edição da Web Summit, que voltou a realizar-se em Lisboa
A Casa do Impacto marcou presença em mais uma edição da Web Summit, que voltou a realizar-se em Lisboa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal