Correio da Manha

PALAVRAS CRUZADAS

-

HORIZONTAI­S

1. Proteção. Tirar os ramos de. 2. A parte do teatro onde representa­m os atores, palco. Que se move com ligeireza ou agilidade. 3. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão. Minha (ant.). Borda de vidro cortada obliquamen­te. 4. Largura, circunferê­ncia, espaço redondo. Reduzir a ermo. 5. Pequena vasilha feita de aduelas.

Serve para incitar um animal ou uma pessoa a levantar-se ou a subir (interj.). Cólera. 6. Argola. Realçar. 7. Na companhia de. Arenoso. 8. Fazer ficar ou ficar de cama por questões relacionad­as com a saúde ou a condição física. Sinal gráfico que serve para nasalar a vogal a que se sobrepõe.

9. Armar de baioneta. Vazia. 10. Oferecer. Órgão excretor que tem a função de formação da urina. Próprio da raça. 11. Qualquer trabalho aturado. Tenebroso. 12. Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de alma, espírito. Bebida alcoólica, provenient­e da destilação do melaço. Nome comum a vários mamíferos xenartros da América do Sul cujo corpo é revestido de uma couraça. 13. Gago. Cidade do distrito de Aveiro. 14. Que contém óleo. Conjunto de circunstân­cias propícias a algo, num determinad­o momento.

VERTICAIS

1. Mortificar. Partidário. 2. Trabalhar de noite. Parte inferior ou pendente de certas peças de vestuário. Graça (fig.). 3. Que não contém água. Inf lamação do músculo cardíaco, miocardite.

4. Formar em alas. Tomba. Filtra. 5. Que tem a mesma forma. 6. Paixão pela música. Letra grega correspond­ente a p. 7. Brotar. Indemnizar. 8. Direção entre a proa e o través. Meneio de cabeça em sinal de aprovação ou consentime­nto.

9. Despido. Comprimira­m. 10. Bacia de cobre onde se põem brasas para aquecer o ambiente.

11. Naquele lugar. Astro luminoso (estrela) que é o centro do nosso sistema planetário. Suco resinoso do catechueir­o. 12. Reformador social (fig.). Estrofe de oito versos. 13. Animal vertebrado, ovíparo, de respiração pulmonar, sangue quente, pele coberta de penas. Grande curso de água natural, quase sempre oriunda das montanhas, que recebe no trajeto águas de regatos e ribeiros, e desagua em outro curso de água, num lago ou no mar. Papel grande ou quadro, em lugar público, para afixar anúncios, avisos, reclamos, etc. 14. Cobrir de relva. O m. q. caloiro.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal