Correio da Manha

FINAIS DE MARÇO DECIDEM FUTURO DE SANTOS

DECISIVO Selecionad­orl i d t tem contratot t até té 2024.2024 NoN entanto,t t caso fal falhe a qualificaç­ão para a fase final do Mundial de futebol, perde con condições para se manter no cargo RAZÕES Internamen­te, tem teme-se que o técnico se torne num fa

- MÁRIOMÁR PEREIRA

Fernando Santos

(67 anos) terá o futuro r eavali ado pel os di r i - gentes da FPF caso a seleção fique afastada da prova no Qatar

Ofuturo de Fernando Santos enquanto selecion cionador nacional está garantido até mar março de 2022, mês em que se realizam os jogos do play play-off de qualifica ficação para o Mun Mundial do Qatar. Mas não n para lá dessa data. Segundo apurou o Correio d da Manhã, caso a seleçã l e ç ã o por t uguesa f a l he a pr e s e nça na f a s e f i nal , o tre treinador deixará de ter con condições para continuar no carg cargo.

Fe Fernando Santos, que no pass passado dia 10 de outubro com completou 67 anos, tem con contrato com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) válido até 2024 2024. Um vínculo que inclu inclui as campanhas da Lig Liga das Nações de 202 2023 e o apuramento para p o Europeu de 202 2024. Mas segundo um uma fonte próxima da FPF revelou ao CM, existe i n t e r n a mente u m s e n t i - mento quase generaliza­do de que a exclusão desta geração de jogadores da fase final do Mundial, a realizar dentro de um ano, tornaria “insustentá­vel” a continuida­de do técnico. Entre muitas outras razões, também porque o evento a decorrer no Qatar em novembro e dezembro de 2022 é visto como o último Mundial da carreira de Cristiano Ronaldo. “Falhar essa presença seria desastroso em vários planos”, foi revelado ao CM.

Ai n d a d e a c o r d o c o m a nossa fonte, dentro da estrutura da FPF existe a noção perfeita do peso histórico de Fernando Santos e da sua importânci­a para que tivessem sido atingidas metas nunca a nt e s a l c a nça da s . Mas há também a consciênci­a de que os padrões de jogo da seleção atual - recheada de estrelas do futebol mundial - estão longe de conquistar simpatias.

Na FPF, dizem-nos, teme-se que Fernando Santos possa vir a ser um fator de afastament­o entre a seleção e os portuguese­s. O que até estragaria a imagem antes conquistad­a, quando Portugal foi campeão europeu.

Há ainda outro aspeto importante, de ordem material, a considerar. Em caso da não qualificaç­ão de Portugal, tal iria traduzir-se na perda de 10 milhões de euros (prémio da FIFA e valor para despesas), ao que se soma a quebra nos patrocínio­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal