Correio da Manha

Presentes, decorações, mesas recheadas... entrámos oficialmen­te na época do ano predileta para o consumo. Este Natal, vamos ser (um pouco) diferentes?

-

Com um consumo consciente e moderado, com a preocupaçã­o em fazer as melhores escolhas e com o conhecimen­to de quais as melhores opções, teremos decerto uma época mais sustentáve­l”, explica Ana Trigo Morais, CEO e administra­dora-delegada na Sociedade Ponto Verde.

O Correio da Manhã ea Sociedade Ponto Verde juntaram-se numa ação, que vai decorrer até ao final do mês de dezembro, para falar de um dos pontos mais relevantes nesta altura do ano: a importânci­a de adotar uma postura mais responsáve­l a cada ano que passa. Desde a preparação para a época festiva até ao pós-época, são vários os momentos em que todos podemos contribuir para fazer deste um Bom Natal em todos os sentidos.

Dicas para um Natal mais ecológico e sustentáve­l Não diríamos que existem regras para aplicar nesta altura do ano, mas “existem atitudes e comportame­ntos que deveriam ser tomados”. A Sociedade Ponto Verde pede mais atenção e envolvimen­to: “Pensar nos outros é também pensar nas questões de proteção ambiental.” “Reduzir, reutilizar e reciclar!” são as palavras-chave para que este Natal seja mais amigo do ambiente. “Comprar o que é estritamen­te indispensá­vel. Oferecer presentes consciente­s, úteis. Doar. É uma época propícia à solidaried­ade. Por isso, em vez de deitar fora para arranjar espaço para o novo que aí vem, é importante perceber se se pode oferecer, doar ou até encontrar formas criativas de reutilizar. No final de tudo, reciclar o mais possível!”, explica

Ana Trigo Morais.

Decoração mais verde em casa

A tradição dita uma decoração natalícia a rigor em casa. Criar este ambiente familiar e íntimo faz parte, mas não significa que todos os anos seja necessário deitar tudo fora e comprar tudo novo. “Trocar decorações com vizinhos, familiares ou amigos” é uma das sugestões da Sociedade Ponto Verde. “A reutilizaç­ão reina nesta época”, explica Ana Trigo Morais. Os enfeites natalinos podem ainda ser feitos em casa. Há tutoriais fáceis e engraçados para pôr em prática com elementos que já temos. Quem sabe este não se torna num momento divertido em família.

Ideias para presentes

A máxima é: não compre mais do que o necessário. Lembre-se de que os melhores presentes nem sempre são os objetos materiais. Porque não oferecer uma tarde num lugar especial? Use a imaginação. Este Natal estabeleça um compromiss­o e procure oferecer presentes mais pessoais.

O melhor presente? “Experiênci­as. Dar o nosso tempo, a nossa companhia”, sugere Ana Trigo Morais.

“É TEMPO DE CELEBRAR, EVOLUIR E RECICLAR!” ESTE É O GRANDE LEMA DA SOCIEDADE PONTO VERDE PARA ESTE NATAL.

No ecoponto certo!

No ambiente festivo, nem sempre nos lembramos de separar os plásticos, os vidros, os papéis... Por momentos, esquecemos a importânci­a

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal