Correio da Manha

SOBE GONÇALO M. MARTINS

-

ONovo Banco vai tomar a posição acionista (3,28%) detida por Luís Filipe Vieira na SAD do Benfica. Esta será a consequênc­ia inevitável do processo de execução que entrou no sábado no juízo de execução de Lisboa no valor de 7 562 267,18 euros contra o ex-presidente do Benfica, a sua mulher, o seu sócio, Manuel Almerindo Duarte, e contra a empresa Promovalor.

Recorde-se que a instituiçã­o financeira liderada por António Ramalho já tinha arrestado vários bens pessoais de Vieira (entre os quais a sua participaç­ão no Benfica) para garantir o pagamento de 7,5 milhões de euros de juros da empresa Promovalor, que não integraram o processo de reestrutur­ação da dívida feito pela empresa C2

Capital Partners de Nuno Gaioso Ribeiro. O pagamento destes juros estava suportado por uma livrança assinada pelo casal Vieira que podia ser executada em qualquer altura. Foi o que aconteceu agora.

Segundo apurou o CM, o banco considera que, com Vieira fora da presidênci­a do Benfica e com a manifestaç­ão pública de que tencionava vender as ações que tinha no clube, aumentou substancia­lmente o risco de incumprime­nto daquela garantia.

Como Vieira não tem dinheiro para pagar os 7,5 milhões da livrança, serão executados todos os seus bens (e da mulher), entre eles as 753 615 ações da SAD benfiquist­a que, à cotação de ontem, valiam cerca de quatro milhões de euros, muito abaixo do crédito em dívida.

AÇÕES VALIAM ONTEM CERCA DE QUATRO MILHÕES DE EUROS

A intenção do banco no final do processo de execução não é ficar na estrutura acionista da SAD, mas antes vender a participaç­ão, apurou o CM. Existem instruções severas do Banco Central Europeu (BCE) que li

mitam os negócios entre bancos e as SAD do futebol.

No caso de venda, a SAD encarnada tem a possibilid­ade de exercer o direito de preferênci­a nas circunstân­cias definidas pela instituiçã­o financeira.

 ?? ?? Vi ei r a
Ramalho
já tinha mandado arrestar as ações
e Luís Fi l i pe
assinaram a livrança juntos
Vi ei r a Ramalho já tinha mandado arrestar as ações e Luís Fi l i pe assinaram a livrança juntos
 ?? ?? O CEO da Mota- Engi l adi ant ou ontem que a empresa está em “franca recuper ação” e “est á a at i ngi r números pré-pandemia”
O CEO da Mota- Engi l adi ant ou ontem que a empresa está em “franca recuper ação” e “est á a at i ngi r números pré-pandemia”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal