Correio da Manha

Mulher diz que fortuna em offshore é de Pinho

CASO Alexandra Pinho disse ao Ministério Público que o marido nada lhe disse sobre a criação da Tartaruga Foundation e os alegados pagamentos ilícitos do Grupo Espírito Santo (GES) VERBA Ex-ministro terá recebido 1,2 milhões de euros do GES

- ANTÓNIO SÉRGIO AZENHA

Amulher de Manuel Pinho atribuiu ao marido a responsabi­lidade pela constituiç­ão da offshore que Pinho utilizou para receber do Grupo Espírito Santo (GES), quando era ministro da Economia, alegadas verbas indevidas de mais de 1,2 milhões de euros. Quando foi ouvida como arguida no caso ‘EDP’, em dezembro último, Alexandra Pinho afirmou ao Ministério Público (MP) que Pinho, na altura, nada lhe disse sobre a Tartaruga Foundation, nem sobre os supostos recebiment­os ilícitos de dinheiro do GES.

No interrogat­ório, Alexandra mostrou “relativo desconheci­mento do que ele [marido] fazia quer na atividade ministeria­l quer depois dela, bem como a origem dos aportes financeiro­s”, refere um despacho do juiz Carlos Alexandre, que o CM consultou nos autos. Para o juiz, “não é crível” que Alexandra “não se interrogas­se de onde vinham estes dinheiros, como foram alcançados e que esfera de cumplicida­de existia entre Ricardo Salgado [então líder do BES e do GES] e Manuel Pinho.” O MP também não dá credibilid­ade à versão de Alexandra.

O advogado de defesa alegou que Alexandra “não teve qualquer papel na constituiç­ão da ‘Tartaruga’”. Ricardo Sá Fernandes acrescento­u: “Não é verdade que seja beneficiár­ia. O dinheiro da ‘Tartaruga’ é apenas do Dr. Pinho.” Através da Tartaruga Foundation, Pinho recebeu do GES as seguintes verbas alegadamen­te ilícitas: 500 mil euros em maio de 2005, e uma avença de cerca de 15 mil euros por mês entre maio de 2005 e junho de 2009. Ou seja, um total superior a 1,2 milhões de euros.

Pinho criou essa offshore em 8 de março de 2005, quatro dias antes de tomar posse como ministro da Economia no Governo de Sócrates. E indicou Alexandra como primeira beneficiár­ia. Como segundos beneficiár­ios da Tartaruga Foundation, Manuel Pinho indicou os seus filhos.

Manuel e Alexandra Pinho

são casados em regime de separação de bens

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? J ui z Carlos Alexandre está a rever a medida de coação aplicada a Pinho
J ui z Carlos Alexandre está a rever a medida de coação aplicada a Pinho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal