Correio da Manha

ECONOMIA É PRECISO CAUTELA NA SUBIDA DOS SALÁRIOS?

JUROS Governador pede “calma” nas declaraçõe­s do BCE sobre subida das taxas de juro

- MIGUEL ALEXANDRE GANHÃO

SIM

É preciso melhorar vencimento­s, sem dúvida, mas à medida certa, para evitar potenciar uma escalada ainda maior da inflação.

JOÃO MALTEZ EDITOR-ADJUNTO DE ECONOMIA E POLÍTICA

NÃO

A subida da inflação tem de ser combatida com o aumento dos salários. Não faz sentido pedir sacrifício­s sempre aos mesmos.

OCTÁVIO LOPES CHEFE DE REDAÇÃO

Ogovernado­r do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, apelou a cautela sobre as atualizaçõ­es salariais, reafirmand­o que o aumento da inflação é um fenómeno “temporário”. “Neste momento, é importante ter muita cautela na avaliação daquilo que são as atualizaçõ­es salariais. Insisto que esta questão de reforço de rendimento disponível não é uma matéria apenas para um semestre ou para um ano. É uma matéria mais longa e, felizmente, Portugal tem um historial recente de reforço de rendimento disponível real, dos salários reais, que não observava há muitos anos”, disse

Centeno, em Lisboa, na conferênci­a de imprensa de apresentaç­ão do Boletim Económico de maio. O governador recomendou “calma” e “ponderação” aos membros do Conselho de Governador­es do Banco Central Europeu (BCE) sobre as declaraçõe­s sobre o ‘timing’ da subida das taxas de juro.

Em causa estão as afirmações de Isabel Schnabel, membro do Conselho Executivo do BCE, de que “um aumento das taxas em julho é possível”, e também do membro do conselho Fabio Panetta de que “seria imprudente agir sem saber primeiro os números concretos do PIB do segundo trimestre e discutir outras medidas”.n

PARA O GOVERNADOR A INFLAÇÃO É UM FENÓMENO “TEMPORÁRIO”

 ?? ?? Mário Centeno pede cuidado na atualizaçã­o dos salário para evitar uma
espiral inflacioni­sta
Mário Centeno pede cuidado na atualizaçã­o dos salário para evitar uma espiral inflacioni­sta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal