Correio da Manha

SAIBA MAIS

-

Portugal e Espanha têm identifica­das 272 espécies potencialm­ente invasoras (e que podem provocar danos) em águas interiores de ambos os países, entre as quais estão peixes, anfíbios e plantas aquáticas.

Peixe-gato europeu

O siluro (silurus glanis) é um peixe de água doce, originário dos grandes rios da Europa Central. Pode viver até aos 60 anos, em cativeiro. Em Portugal, o maior que tinha sido apanhado até agora pesava 56 quilos e media 1,98 metros.

Plano nacional em curso

O Instituto da Conservaçã­o da Natureza e das Florestas está a elaborar um Plano de Ação para o Controlo do Siluro e avançou também com um estudo sobre a prevenção e gestão da introdução e propagação de espécies exóticas invasoras.

Espécie nova a cada 2 anos

O projeto FRISK pretende determinar as rotas de invasão de peixes introduzid­os em ecossistem­as de água doce. Atualmente, a cada dois anos chega a Portugal uma nova espécie exótica de peixe.

Praga comprovada

O siluro é uma espécie invasora que se torna dominante. No rio Pó, em Itália, a espécie surgiu na década de 50 do século passado. Atualmente, 70% dos peixes que são apanhados no rio são siluros. No Garonne, em França, foram observados siluros a caçar em grupo sáveis na época da desova.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal