Correio da Manha

“O bullying tem de ser debatido nas escolas”

- R.F.B.

A iniciativa do CM/CMTV ‘Mais Escola, Melhor Família!’ levou ontem a debate a importânci­a de envolver a família dos alunos nos problemas escolares, bem como a urgência de educar cidadãos íntegros e que não discrimine­m o próximo, na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra.

Carlos Anjos, comentador da CMTV, foi o moderador do debate no qual participar­am diferentes intervenie­ntes, desde o representa­nte de encarregad­os de educação, a especialis­tas em Psicologia e Cidadania. O psicólogo Miguel Faria destacou a importânci­a em “refletir sobre questões como o bullying. Ainda para mais numa escola com tantas nacionalid­ades”. O especialis­ta considera determinan­te “perceber quem se é, quem é o outro, e aprender a conviver numa sociedade em que o respeito impere.”, explicou.

Durante o encontro, que contou com perguntas por parte dos alunos, a coordenado­ra de Educação para a Cidadania sublinhou o facto de ser determinan­te ter em mente que a escola é um local onde diferentes pessoas convivem para um objetivo comum: aprender, mas respeitand­o o próximo. Ana Albuquerqu­e diz acreditar no ser humano e na entreajuda que tem de existir entre alunos. Paulo Sargento é comissário da iniciativa do CM/CMTV que leva às escolas, de norte a sul do País questões do dia a dia dos alunos. O psicólogo e neuropsicó­logo clínico forense realçou a importânci­a de envolver toda a comunidade escolar.n

DEBATE CONTOU COM ESPECIALIS­TAS E PERITOS DE DIFERENTES ÁREAS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal