Correio da Manha

FUGA DE RENDEIRO FICA SEM CULPADOS

- TÂNIA LARANJO

No mesmo dia em que o CM noticiou que Vale e Azevedo vive tranquilam­ente em Londres - sem responder aos processos judiciais - o Conselho Superior da Magistratu­ra (CSM) anunciou que não houve qualquer responsabi­lidade disciplina­r dos juízes no processo que permitiu João Rendeiro fugir à Justiça.

Num documento enviado aos órgãos de comunicaçã­o social, o Conselho Superior da Magistratu­ra realça no entanto algumas dificuldad­es: a primeira é o facto de os tribunais não comunicare­m. Como o que ocorreu durante dois anos, quando a juíza do processo nada soube sobre o recurso da Relação de Lisboa.

Outro pormenor analisado foi a data do trânsito em julgado no Tribunal Constituci­onal. Afirma o juiz que analisou o caso que o processo transitou a 16 de setembro, mas Rendeiro fugiu quatro dias antes. “O trânsito em julgado foi verificado de forma não correta”, diz o Conselho Superior, que não tira qualquer consequênc­ia do facto (o Tribunal Constituci­onal não está na alçada do CSM).

É depois verificado que o ex-banqueiro João Rendeiro saiu 80 vezes do País durante o período que aguardava a realização da Justiça e nunca fugiu. Também se diz que nunca disse ter qualquer doença cardíaca, o que agora alega para não ser extraditad­o.n

 ?? ?? João Rendeiro está numa prisão da África do Sul
João Rendeiro está numa prisão da África do Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal