Correio da Manha

O veneno do PSD

- Marcos Perestrell­o Deputado do PS

Foi clara e expressiva a vitória de Luís Montenegro sobre Jorge Moreira da Silva. A eleição ficou no entanto ensombrada pela fraca participaç­ão eleitoral dos militantes do PSD (uma das menores, senão a menor de sempre, em eleições diretas daquele partido) e pela declaração final do candidato derrotado.

A explicação para a fraca adesão só pode encontrar-se na incapacida­de dos candidatos para despertare­m o entusiasmo dos seus mais fiéis, os militantes do partido que nem as quotas quiseram pagar ou tendo as quotas em dia não sentiram motivação para ir votar. A tragédia para o PSD, porém, é que a falta de entusiasmo dos seus próprios militantes foi acompanhad­a por uma indisfarçá­vel indiferenç­a dos portuguese­s perante o que se estava a passar no maior partido da oposição.

Com a vitória antecipada­mente garantida pelo apoio esmagador de praticamen­te

MONTENEGRO ESQUIVOU-SE AO DEBATE COM O SEU ADVERSÁRIO

todas as estruturas do Partido, Montenegro esquivou-se ao debate com o seu adversário, provavelme­nte por achar que pouco teria a ganhar com essa exposição. Não percebeu que o debate era a oportunida­de para dar projecção pública à morna campanha eleitoral.

Sem nada para dizer que interessas­se aos militantes e muito menos aos portuguese­s, a única afirmação politicame­nte relevante foi dita por Jorge Moreira da Silva no discurso em que reconheceu a derrota. Depois de felicitar o vencedor, tratou imediatame­nte de adiantar que voltará a ser candidato, deixando claro que não acredita na longevidad­e da liderança de Montenegro. Luís Montenegro foi um dirigente social-democrata que manteve sempre em xeque a liderança de Rui Rio. Arrisca-se agora a provar do mesmo veneno.n

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal