Correio da Manha

‘Urso’ não assusta snipers lusos

COMBATE Tropas portuguesa­s treinam na Roménia com países aliados

- SÉRGIO A. VITORINO TEXTO FRANCISCO CAMPOS IMAGEM ENVIADOS ESPECIAIS ROMÉNIA

Numa floresta junto a Targu Mures, na Roménia, existem três ursos. De momento, são esses as principais ameaças - e mesmo assim “totalmente controlada” - para as duas dezenas de elementos da força de Operações Especiais portuguesa que, naquela região da Transilvân­ia de Drácula, realizam todos os dias treino cruzado com congéneres romenos. São uma outra face do empenhamen­to militar de Portugal na fronteira Sudeste da NATO: uma companhia de infantaria mecanizada com 201 homens está, numa região a 30km da Ucrânia, a participar­num exercício que mobiliza 1800 tropas de oito países da Aliança - numa demonstraç­ão ao ‘urso’ russo que a NATO está unida.

Os militares de operações especiais atuam em conjunto com os romenos. Os seus rostos e nomes não podem ser divulgados. O secretismo é uma das suas armas, que lhes permite atuarem encobertos em vários contextos.

No treino que o CM assistiu ontem em exclusivo, uma parelha de snipers executou uma recolha de informaçõe­s e uma emboscada. Com uma particular­idade: um elemento era português e o outro romeno. Dizem-nos que é esse mesmo o objetivo para os quatro meses que vão passar na Roménia: “Treinar para incrementa­r a interopera­cionalidad­e destas forças congéneres”, afirma um dos comandante­s portuguese­s.

O seu congénere romeno, em declaraçõe­s ao CM, desfaz-se em elogios aos operaciona­is portuguese­s. “Vamos aproveitar ao máximo. Na família das Operações Especiais estes momentos são de ouro”, afirma.n

SEQUESTRA FILHO

A policia espanhola procura uma portuguesa, Ana Coelho, de Setúbal, suspeita de sequestrar o filho, de 5 anos, Bastian, em Barcelona. O caso foi denunciado pela associação SOS Desapareci­dos.

OPERAÇÕES ESPECIAIS EM EXERCÍCIO COM 1800 TROPAS DE OITO PAÍSES

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal