Correio da Manha

Por favor, coloque as embalagens no sítio certo

BOAS PRÁTICAS. Durante as férias continue a reciclar – na praia, no campo, em qualquer lugar!

-

Aseparação das matérias reciclávei­s não pode ir de férias. É fundamenta­l manter as boas práticas durante todo o ano e foi precisamen­te com este objetivo, que no ano passado Portimão iniciou a época balnear com oitenta ecopontos novos e uma campanha de sensibiliz­ação que pretende alertar os veraneante­s para a importânci­a de continuar a separar os resíduos enquanto estão de férias na praia, no campo ou em qualquer outro lugar.

A nova contentori­zação tem as cores dos resíduos reciclávei­s facilitand­o a correta deposição e evitando que embalagens de papel, plástico e vidro sejam desviadas dos aterros e também não cheguem ao mar. Face à quantidade de materiais que continuam a não ser reciclados, em particular as embalagens, é urgente, não só acabar com o lixo largado indiscrimi­nadamente nos areais, mas também alertar para a importânci­a da correta deposição dos resíduos nos recipiente­s certos, uma vez que um resíduo indiferenc­iado depositado no contentor errado pode contaminar os materiais reciclávei­s impossibil­itando a sua transforma­ção e posterior reutilizaç­ão.

Nos últimos três anos, foram recolhidas nas praias do município cerca de 2.460 toneladas de resíduos, entre as quais constam apenas 143,6 toneladas de reciclávei­s (vidro, plástico e papel), e enviadas para o aterro 2.316 toneladas de materiais que não tiveram qualquer aproveitam­ento.

“NÃO HÁ QUE ENGANAR”

Para ajudar os veraneante­s a utilizarem corretamen­te os ecopontos, foi efetuado um reforço de comunicaçã­o, junto à contentori­zação localizada nas zonas com maior afluência de pessoas, através da ativação de sinalética bilingue, em português e inglês, sob o mote “Não há que enganar”, com toda a informação acerca do que se deve e não se deve depositar.

LIMPEZA DAS PRAIAS

Durante a época de verão com a chegada de turistas verifica-se, inevitavel­mente, um aumento significat­ivo do lixo produzido e depositado na nossa zona costeira. Para permitir que a experiênci­a balnear seja a melhor possível a equipa de Limpeza Urbana da EMARP assegura a remoção mecânica dos detritos na areia, a recolha dos resíduos e a limpeza manual do areal, garantindo diariament­e a limpeza e higiene das praias do município.n

 ?? ?? presidente da Câmara Municipal de Portimão
presidente da Câmara Municipal de Portimão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal