Correio da Manha

Crime juvenil ligado à pandemia

MISSÃO Técnicos de saúde investigam efeitos da pandemia nos jovens

- MIGUEL CURADO* *LUSA

Criminalid­ade juvenil,

na faixa etária entre os 15 e os 25 anos, tem vindo a aumentar no País

Oministro da Administra­ção Interna, José Luís Carneiro, disse ontem que quer integrar elementos da Escola Superior de Saúde num grupo de trabalho, cuja constituiç­ão já ordenou, e que visa estudar as causas do aumento da criminalid­ade juvenil.

Depois de o Relatório Anual de Segurança Interna de 2021 ter mostrado um aumento do crime grupal de 7,7% e do crime juvenil de 7,3%, face a 2020, os números deste ano, que envolvem essencialm­ente jovens entre os entre os 15 e os 25 anos, mantêm-se em cresciment­o.

O CM sabe que pelo menos na área da PSP, responsáve­l pelo patrulhame­nto dos grandes centros urbanos, os crimes praticados por jovens seguem esta tendência.

Face a esta realidade, José Luís Carneiro defende que se apurem os motivos pelos quais este fenómeno ocorre. E o governante admite que uma das razões pelas quais aumentaram os crimes praticados por menores possa ser a pandemia de Covid-19 e os confinamen­tos que a mesma exigiu. “Por isso, consideram­os necessário que especialis­tas apurem eventuais efeitos da pandemia nos mais jovens”, explicou o ministro.

Neste grupo de trabalho, ontem noticiado pelo ‘DN’, estarão ainda presentes responsáve­is da Segurança Social, de diversas polícias e de outras áreas do Governo.

A ministra da Justiça, Catarina Sarmento de Castro, referiu também ontem que a Polícia Judiciária irá integrar este grupo constituíd­o pela Administra­ção Interna.n

CASOS DE VIOLÊNCIA ENTRE JOVENS CONTINUAM A AUMENTAR

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal