Correio da Manha

PALAVRAS CRUZADAS

-

HORIZONTAI­S

1. Exalação. Designa cautela (interj.). Papada, queixo duplo. 2. Margem elevada de rio. Capela, ermida. Um milhar. 3. Cidade do distrito de Aveiro. Freira. 4. Frigideira larga e de pouco fundo. Pedaço de tronco de árvore, cortado perpendicu­larmente ao eixo. Avança. 5. Espécie de avental ou quase vestido para as crianças. Que não está ativo, mas pode vir a estar. 6. Cólera. Pedra ornamental de cor esverdeada. Apre (interj.). 7. Aquele que, nas touradas, pega os touros. Tomba. 8. Espaço de 12 meses. Sonolência. 9. Pedra de superfície plana. A parte amarela do ovo. Aqui está. 10. Iguaria feita com refogado. Corcunda. 11. Bovino selvagem (Bos primigeniu­s) de grande porte, já extinto, antepassad­o dos bovinos domésticos. Chefe religioso de uma comunidade judaica. Relativo a penas judiciais.

12. Sabido por mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Norma de procedimen­to. 13. Título de nobreza mais alto de um reino. Restabelec­er ou recuperar a saúde. Prender ou apertar com fio, fita, corda. 14. Diz-se do fonema que é produzido pela boca, sem ressonânci­a nasal (gram.). Segunda pessoa do singular, indica a pessoa a quem se fala ou escreve. Ter tonturas.

VERTICAIS

1. Peça de carne de vaca pouco assada. Excesso da receita sobre os gastos de uma firma. 2.

Lugar que se destina à sementeira, criação e reprodução de animais e plantas. Cortar ou desbastar pouco a pouco com os dentes. 3. Igualar em altura. Período que antecede a morte, caracteriz­ado por um enfraqueci­mento progressiv­o das funções vitais. 4. Porção de um todo. Pedúnculo comestível do fruto do cajueiro. 5. Cantigas populares cantadas no dia de Ano Novo. 6. Grande porção. Flanco. Descanso religioso que, conforme a lei de Moisés, os Judeus deviam observar no sétimo dia da semana. 7. Mensagem. Velhaco, finório, patife. 8. Figura das cartas de jogar inferior ao rei e superior à dama e a que também se dá o nome de conde. Quantidade fixa que serve para avaliar extensões ou quantidade­s mensurávei­s. 9. Gordura animal. O modo por que. Rezo. 10. Enjoada. 11. Trecho musical para três vozes ou instrument­os. Transforma­r em gelo. 12. Desviar. Diz-se de uma variedade de maçã. 13. Porção de azeitona para uma lagarada. Beira-mar. 14. Árvore leguminosa cesalpinác­ea. Pronunciar pelo nariz.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal