Correio da Manha

“Vinde, Espírito Santo”

- D. Américo Aguiar

Éuma evocação que nos identifica enquanto crentes e que nos coloca perante o mistério da presença de Deus: nesta altura do ano, eu e todos os meus irmãos no episcopado vamos ao encontro das mais diversas comunidade­s para Crismar jovens e menos jovens.

A graça deste Sacramento, que evoca precisamen­te a presença do Espírito Santo capaz de descer sobre a nossa condição humana, é sempre um misto de surpresas e de espanto. Porque, ano após ano, há sempre quem deseje esta proximidad­e com Deus, este afirmar de uma Fé alicerçada na pessoa de Jesus que, contra tantas previsões, continua a cativar, a chamar vidas e corações. E são todos tão diferentes uns dos outros: há quem se aproxime do altar

A SEDE DE DEUS PERMANECE E O SEU ESPÍRITO CONTINUA A SER DERRAMADO

ENTRE NÓS

vestido a preceito, há quem venha na simplicida­de da roupa de todos os dias; há celebraçõe­s marcadas pela simplicida­de, outras muito mais solenes; há cânticos e silêncios; há caras felizes e outras sérias.

O nosso Deus é sempre o mesmo e a Graça do Sacramento igual para todos. Regresso sempre de coração cheio, entusiasma­do com a presença do Espírito na vida concreta de mulheres e homens deste tempo!

Jesus Ressuscita­do está vivo no meio de nós. Está em todos os que se abeiram para receberem o Espírito. Está no sorriso dos padrinhos e madrinhas que os trazem, nos catequista­s que acompanhar­am este percurso, que lhes anunciaram o Evangelho. Está nos Padres acolhedore­s e atentos, nas comunidade­s, grandes ou pequenas, com tudo o que são.

Apesar de tanto mal que acontece, das dificuldad­es, das misérias humanas, a sede de Deus permanece e o Seu Espírito continua a ser derramado entre nós. Cristo Vive…n

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal