Correio da Manha

Impasse na venda dos edifícios da TAP

RAssu●to visto pelos sindicatos como melindroso, que tem de ser tratado com pinças

- SALOMÉ PINTO

Edifícios e terrenos

deverão valer 1460 milhões de euros e têm duas hipotecas de 92,5 milhões de euros

Avenda dos edifícios-sede da TAP, junto ao Aeroporto de Lisboa, está num impasse. A CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, reuniu-se ontem com os 9 sindicatos representa­tivos dos trabalhado­res da companhia aérea para os convencer a mudar de instalaçõe­s para um imóvel, que será arrendado, na zona do Oriente, na capital.

Contudo, os sindicatos mantêm a posição contra e compromete­ram-se a não revelar o conteúdo das negociaçõe­s à imprensa até haver alguma evolução. Houve mesmo quem dissesse ao CM que o assunto é visto pelos sindicatos como melindroso e que tem de ser tratado com pinças.

Durante a reunião de ontem, a

CEO da TAP tentou mostrar aos sindicatos o grau de degradação dos imóveis e os avultados custos com a sua requalific­ação. Porém, do lado dos representa­ntes dos trabalhado­res a convicção é que os edifícios não estão

6865 trabalhado­res

Se a venda se concretiza­r, 6865 trabalhado­res da TAP terão de se mudar para um prédio, que será arrendado, na zona da Expo, em Lisboa.

1460 milhões de euros

Em 2014, a Parpública avaliou os imóveis em 146 milhões €, mas deverão valer hoje 1460 milhões. Edifícios e terrenos têm duas hipotecas de 92,5 milhões.

Caos no aeroporto

Devido à falta de pessoal na TAP e à capacidade limitada do Aeroporto de Lisboa, espera-se um verão caótico no Aeroporto Humberto Delgado. obsoletos e que só precisam de manutenção. Um braço de ferro que parece manter-se entre a administra­ção e os sindicatos, mas o secretismo com que o tema tem sido abordado dá a entender que os sindicatos estão abertos a ceder se as contrapart­idas forem interessan­tes, como a manutenção do refeitório, infantário e estacionam­ento no novo espaço.n

“À CUSTA DOS DIREITOS”

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil criticou o acordo entre a Ryanair e o Sindicato dos Trabalhado­res dos Transporte­s de Portugal, garantindo que foi conseguido “à custa dos direitos dos trabalhado­res”.

DIPLOMA ESTE ANO

O Governo espera aprovar, até ao fim do ano, um diploma de regulação da atividade de gestão de condomínio­s, adiantou ontem a Associação Portuguesa das Empresas de Gestão e Administra­ção de Condomínio­s depois de uma reunião entre as entidades.

TRABALHADO­RES ESTÃO CONTRA A MUDANÇA,

MAS ABERTOS A NEGOCIAR

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal