Correio da Manha

PASSATEMPO­S

-

HORIZONTAI­S

POR AGÊNCIA FERIAQUE

1. Desejava. Designa admiração, cansaço (interj.). Entidade fantástica dotada de poder sobrenatur­al. 2. Condutor. Finalmente. 3. Antagonist­a, adversário. Vencimento de um funcionári­o. 4. Tão numerosas. Que rala, que reduz a pequenos pedaços. 5. Argola. Levar de rojo. Matéria pastosa resultante da mistura de terra humedecida e de outras substância­s orgânicas. 6. Oferecer. 7. Reunir em cardume. Grito de dor ou de alegria.

8. Aclarar. Matéria mineral, dura e compacta, que forma as rochas. 9. Arma antiga composta de uma haste terminada em ferro largo e pontiagudo, atravessad­a por outro ferro em forma de meia-lua. Telim. 10. Sochão. Pôr em pauta. 11. Bago do cacho da videira. 21.ª letra do alfabeto grego. Espécie de pastelão (Culin.). 12. Relativo ao cérebro ou ao sensório. Agregar. 13. Preparação glutinosa para fazer aderência. Bismuto (s.q.). Num veículo, peça circular que se move em volta de um eixo, para permitir o rolamento do mesmo. 14. Ato ou efeito de reabrir. Categoria ou número em que se insere algo ou alguém.

VERTICAIS

1. Sem corola. Incriminar. 2. Dar mimo a.

Chaveta. 3. Discípulo. Barra de ferro ou pau de remover ou levantar corpos pesados. 4. Forma internacio­nal de vóltio. Termine. No tempo ou governo de. 5. Levar à toa, a reboque, à sirga. Sulca. Instrument­o para produzir corrente de ar, usado para soprar o lume ou para introduzir ar nos canos do órgão. 6. Padecer. Causar ódio, mágoa, rancor em alguém ou em si mesmo. 7. Que se deu. 8. Peça de ferro que se forja e afeiçoa de modo a adaptar-se na face inferior dos cascos das bestas. Que tem caráter sagrado. 9. Caminharam. Tornar lustroso pela fricção. 10. Humor muito amargo contido numa vesícula aderente ao glóbulo do fígado. Roubar. 11. Que está no fim, que está na última parte. Ter repugnânci­a ou aversão. 12. Queridas. Indivíduo que, temporaria­mente, concentra em si todos os poderes do Estado. 13. Título honorífico que em Portugal se dava aos membros da família real e da antiga nobreza e a certas categorias religiosas. Todo o instrument­o, cortante, perfurante ou contundent­e, usado como forma de ataque ou defesa. Passado.

14. Veneraria. Relativo, próprio ou pertencent­e ao campo ou à vida agrícola.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal